A PROBLEMÁTICA A SER ABORDADA E DEBATIDA NESSA PESQUISA VERSA ACERCA DO DESDOBRAMENTO EDUCACIONAL QUE VEM OCORRENDO NA ÚLTIMA DÉCADA NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS, A FORMAÇÃO
DAS TURMAS DE EJA DIURNO. TENDO COMO OBJETIVO CENTRAL DESVELAR SOBRE QUAL PANORAMA VEM SE CONSTRUINDO ESSAS TURMAS NO DIURNO, REFLETINDO SE AS MESMAS ESTÃO CONCEBIDAS ENQUANTO
MODALIDADE OU INSTRUMENTO DE UMA POLÍTICA DE CORREÇÃO DE FLUXO MUNICIPAL. A METODOLOGIA EMPREGADA É A QUALITATIVA E QUANTITATIVA, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTOS: A OBSERVAÇÃO DAS
UNIDADES ESCOLARES, A REVISÃO DE TEXTOS E ESTUDOS JÁ PUBLICADOS, ENTREVISTAS DE ALGUNS ATORES ESCOLARES E O USO DE DADOS REFERENTES À MATRÍCULA E AO MUNICÍPIO EM GERAL. ENTENDENDO QUE A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PROMOTORAS DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM ESTUDANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL, PRINCIPALMENTE AOS MAIS NECESSITADOS, GERA A USURA DA MODALIDADE EJA ENQUANTO UMA
FERRAMENTA DA POLÍTICA DE CORREÇÃO DE FLUXO. CONCLUINDO QUE AS ESCOLAS QUE ATENDEM A EJA DIURNO POSSUEM ÍNDICES EDUCACIONAIS INFERIORES A MÉDIA MUNICIPAL, SENDO DESTINADA A JOVENS PRINCIPALMENTE ENTRE 15 E 17 ANOS E PROPOSTA ENQUANTO ÚNICA ALTERNATIVA ESCOLAR POSSÍVEL.