Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PASSA OU REPASSA E TORTA NA CARA: UMA APLICAÇÃO GAMIFICADA NA FÍSICA COMO UM RECURSO AUXILIADOR NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MODERNA

Palavra-chaves: ANÁLISE DE CONTEÚDO, DINÂMICA GAMIFICADA, FÍSICA MODERNA, , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69254
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2793
    "inscrito_id" => 4473
    "titulo" => "PASSA OU REPASSA E TORTA NA CARA: UMA APLICAÇÃO GAMIFICADA NA FÍSICA COMO UM RECURSO AUXILIADOR NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MODERNA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM TRÊS TURMAS DE TERCEIRANISTAS DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ARNALDO ASSUNÇÃO, SITUADA NA CIDADE DE CARUARU-PE, TOTALIZANDO 92 PARTICIPANTES. UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, TOTALIZANDO 5. DESSAS, APENAS UMA ABERTA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E AS OUTRAS FORAM ANALISADAS ATRAVÉS DE GRÁFICOS E DE UMA TABELA. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI: ANALISAR SE UMA DINÂMICA GAMIFICADA SOBRE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MODERNA EM ESTUDANTES QUE ESTÃO PRÓXIMOS DE ENCERRAR O CICLO BÁSICO DE EDUCAÇÃO CONTRIBUI PARA AQUISIÇÃO DESSES CONCEITOS. PARA ISSO, A DINÂMICA ENVOLVIA JOGOS BASTANTES CONHECIDOS PELOS BRASILEIROS, MUITO COMUNS EM PROGRAMAS DE AUDITÓRIO DE TV: PASSA OU REPASSA E TORTA NA CARA. A DINÂMICA TEVE COMO TEMÁTICA “O SURGIMENTO DA RELATIVIDADE E RADIOATIVIDADE: UMA NOVA FÍSICA PARA DESCREVER FENÔMENOS MACROSCÓPICOS, MICROSCÓPICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DO SÉCULO XXI”. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 100% DOS ESTUDANTES AFIRMARAM QUE ESSA DINÂMICA CONTRIBUIU DE MANEIRA POSITIVA NOS SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS. AS CATEGORIAS A, B, C E D ELABORADAS MOSTRAM QUE A GAMIFICAÇÃO É UMA METODOLOGIA EFICAZ, PROMOVE O ENGAJAMENTO E É UMA FORMA DE FAZER COM QUE OS ESTUDANTES SAIAM DAS AULAS TRADICIONAIS. AINDA FOI POSSÍVEL PERCEBER O DESCONTENTAMENTO (CATEGORIA E E H) DE ESTUDANTES QUE NÃO GOSTAM DE DINÂMICAS OU QUE NÃO GOSTARAM DE ATITUDES DE SEUS COLEGAS DURANTE A EXECUÇÃO DA PROPOSTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DE CONTEÚDO, DINÂMICA GAMIFICADA, FÍSICA MODERNA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID4473_01102020225603.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON SOARES"
    "autor_email" => "emersonsoares010@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69254
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2793
    "inscrito_id" => 4473
    "titulo" => "PASSA OU REPASSA E TORTA NA CARA: UMA APLICAÇÃO GAMIFICADA NA FÍSICA COMO UM RECURSO AUXILIADOR NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MODERNA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM TRÊS TURMAS DE TERCEIRANISTAS DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ARNALDO ASSUNÇÃO, SITUADA NA CIDADE DE CARUARU-PE, TOTALIZANDO 92 PARTICIPANTES. UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, TOTALIZANDO 5. DESSAS, APENAS UMA ABERTA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E AS OUTRAS FORAM ANALISADAS ATRAVÉS DE GRÁFICOS E DE UMA TABELA. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI: ANALISAR SE UMA DINÂMICA GAMIFICADA SOBRE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MODERNA EM ESTUDANTES QUE ESTÃO PRÓXIMOS DE ENCERRAR O CICLO BÁSICO DE EDUCAÇÃO CONTRIBUI PARA AQUISIÇÃO DESSES CONCEITOS. PARA ISSO, A DINÂMICA ENVOLVIA JOGOS BASTANTES CONHECIDOS PELOS BRASILEIROS, MUITO COMUNS EM PROGRAMAS DE AUDITÓRIO DE TV: PASSA OU REPASSA E TORTA NA CARA. A DINÂMICA TEVE COMO TEMÁTICA “O SURGIMENTO DA RELATIVIDADE E RADIOATIVIDADE: UMA NOVA FÍSICA PARA DESCREVER FENÔMENOS MACROSCÓPICOS, MICROSCÓPICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DO SÉCULO XXI”. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 100% DOS ESTUDANTES AFIRMARAM QUE ESSA DINÂMICA CONTRIBUIU DE MANEIRA POSITIVA NOS SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS. AS CATEGORIAS A, B, C E D ELABORADAS MOSTRAM QUE A GAMIFICAÇÃO É UMA METODOLOGIA EFICAZ, PROMOVE O ENGAJAMENTO E É UMA FORMA DE FAZER COM QUE OS ESTUDANTES SAIAM DAS AULAS TRADICIONAIS. AINDA FOI POSSÍVEL PERCEBER O DESCONTENTAMENTO (CATEGORIA E E H) DE ESTUDANTES QUE NÃO GOSTAM DE DINÂMICAS OU QUE NÃO GOSTARAM DE ATITUDES DE SEUS COLEGAS DURANTE A EXECUÇÃO DA PROPOSTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DE CONTEÚDO, DINÂMICA GAMIFICADA, FÍSICA MODERNA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID4473_01102020225603.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON SOARES"
    "autor_email" => "emersonsoares010@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO FOI RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM TRÊS TURMAS DE TERCEIRANISTAS DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ARNALDO ASSUNÇÃO, SITUADA NA CIDADE DE CARUARU-PE, TOTALIZANDO 92 PARTICIPANTES. UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, TOTALIZANDO 5. DESSAS, APENAS UMA ABERTA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E AS OUTRAS FORAM ANALISADAS ATRAVÉS DE GRÁFICOS E DE UMA TABELA. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI: ANALISAR SE UMA DINÂMICA GAMIFICADA SOBRE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MODERNA EM ESTUDANTES QUE ESTÃO PRÓXIMOS DE ENCERRAR O CICLO BÁSICO DE EDUCAÇÃO CONTRIBUI PARA AQUISIÇÃO DESSES CONCEITOS. PARA ISSO, A DINÂMICA ENVOLVIA JOGOS BASTANTES CONHECIDOS PELOS BRASILEIROS, MUITO COMUNS EM PROGRAMAS DE AUDITÓRIO DE TV: PASSA OU REPASSA E TORTA NA CARA. A DINÂMICA TEVE COMO TEMÁTICA “O SURGIMENTO DA RELATIVIDADE E RADIOATIVIDADE: UMA NOVA FÍSICA PARA DESCREVER FENÔMENOS MACROSCÓPICOS, MICROSCÓPICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DO SÉCULO XXI”. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 100% DOS ESTUDANTES AFIRMARAM QUE ESSA DINÂMICA CONTRIBUIU DE MANEIRA POSITIVA NOS SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS. AS CATEGORIAS A, B, C E D ELABORADAS MOSTRAM QUE A GAMIFICAÇÃO É UMA METODOLOGIA EFICAZ, PROMOVE O ENGAJAMENTO E É UMA FORMA DE FAZER COM QUE OS ESTUDANTES SAIAM DAS AULAS TRADICIONAIS. AINDA FOI POSSÍVEL PERCEBER O DESCONTENTAMENTO (CATEGORIA E E H) DE ESTUDANTES QUE NÃO GOSTAM DE DINÂMICAS OU QUE NÃO GOSTARAM DE ATITUDES DE SEUS COLEGAS DURANTE A EXECUÇÃO DA PROPOSTA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.