ESTE TRABALHO FOI RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM TRÊS TURMAS DE TERCEIRANISTAS DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ARNALDO ASSUNÇÃO, SITUADA NA CIDADE DE CARUARU-PE, TOTALIZANDO 92 PARTICIPANTES. UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, TOTALIZANDO 5. DESSAS, APENAS UMA ABERTA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E AS OUTRAS FORAM ANALISADAS ATRAVÉS DE GRÁFICOS E DE UMA TABELA. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI: ANALISAR SE UMA DINÂMICA GAMIFICADA SOBRE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA FÍSICA MODERNA EM ESTUDANTES QUE ESTÃO PRÓXIMOS DE ENCERRAR O CICLO BÁSICO DE EDUCAÇÃO CONTRIBUI PARA AQUISIÇÃO DESSES CONCEITOS. PARA ISSO, A DINÂMICA ENVOLVIA JOGOS BASTANTES CONHECIDOS PELOS BRASILEIROS, MUITO COMUNS EM PROGRAMAS DE AUDITÓRIO DE TV: PASSA OU REPASSA E TORTA NA CARA. A DINÂMICA TEVE COMO TEMÁTICA “O SURGIMENTO DA RELATIVIDADE E RADIOATIVIDADE: UMA NOVA FÍSICA PARA DESCREVER FENÔMENOS MACROSCÓPICOS, MICROSCÓPICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DO SÉCULO XXI”. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 100% DOS ESTUDANTES AFIRMARAM QUE ESSA DINÂMICA CONTRIBUIU DE MANEIRA POSITIVA NOS SEUS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS. AS CATEGORIAS A, B, C E D ELABORADAS MOSTRAM QUE A GAMIFICAÇÃO É UMA METODOLOGIA EFICAZ, PROMOVE O ENGAJAMENTO E É UMA FORMA DE FAZER COM QUE OS ESTUDANTES SAIAM DAS AULAS TRADICIONAIS. AINDA FOI POSSÍVEL PERCEBER O DESCONTENTAMENTO (CATEGORIA E E H) DE ESTUDANTES QUE NÃO GOSTAM DE DINÂMICAS OU QUE NÃO GOSTARAM DE ATITUDES DE SEUS COLEGAS DURANTE A EXECUÇÃO DA PROPOSTA.