Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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METODOLOGIA PBL E A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: ENSINO DE ENGENHARIA, METODOLOGIAS ATIVAS, PBL, ENGENHARIA CIVIL, Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS REFERENTES A UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES) DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS RELAÇÕES COM A METODOLOGIA PROBLEM BASED LEARNING (PBL). PRETENDE-SE COMPREENDER OS IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO USO DESTA ABORDAGEM DURANTE A GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL. PARA ATINGIR ESTE OBJETIVO, FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM DOCENTES DE UMA COMPONENTE CURRICULAR DENOMINADA TÓPICOS DE ENGENHARIA, QUE ESTÁ METODOLOGICAMENTE CONCEBIDA NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) PARA SER DESENVOLVIDA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS, EM PARTICULAR A PBL. AS ENTREVISTAS FORAM TRANSCRITAS E SUA ANÁLISE DE CONTEÚDO FOI FEITA À LUZ DE BARDIN. OS ACHADOS DESTA PESQUISA REFORÇAM UMA TENDÊNCIA DE INCREMENTO DO USO DA METODOLOGIA PBL NO ENSINO DE ENGENHARIA, NA UNIDADE ACADÊMICA DA IFES INVESTIGADA. OS DOCENTES DEMONSTRAM SATISFAÇÃO COM A METODOLOGIA, POR SER UMA ABORDAGEM TRANSFORMADORA, PROPICIAR, ALÉM DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO TÉCNICO, O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À ATUAÇÃO PROFISSIONAL E DE SENSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DOS DISCENTES. ENTRETANTO, IDENTIFICARAM A NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO DO PPC E RECONHECEM QUE NÃO TÊM FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PARA EXPLORAR TODAS AS POSSIBILIDADES DA PBL. IDENTIFICOU-SE, PORTANTO, A NECESSIDADE DE AMPLIAR AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE ESTIMULEM E CAPACITEM OS DOCENTES PARA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, ESPECIALMENTE A PBL.

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