ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS REFERENTES A UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE
ENSINO SUPERIOR (IFES) DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES
DOCENTES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS RELAÇÕES COM A METODOLOGIA PROBLEM BASED LEARNING
(PBL). PRETENDE-SE COMPREENDER OS IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO USO DESTA ABORDAGEM DURANTE A
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL. PARA ATINGIR ESTE OBJETIVO, FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA
COM DOCENTES DE UMA COMPONENTE CURRICULAR DENOMINADA TÓPICOS DE ENGENHARIA, QUE ESTÁ
METODOLOGICAMENTE CONCEBIDA NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) PARA SER DESENVOLVIDA POR MEIO
DE METODOLOGIAS ATIVAS, EM PARTICULAR A PBL. AS ENTREVISTAS FORAM TRANSCRITAS E SUA ANÁLISE DE CONTEÚDO
FOI FEITA À LUZ DE BARDIN. OS ACHADOS DESTA PESQUISA REFORÇAM UMA TENDÊNCIA DE INCREMENTO DO USO DA
METODOLOGIA PBL NO ENSINO DE ENGENHARIA, NA UNIDADE ACADÊMICA DA IFES INVESTIGADA. OS DOCENTES
DEMONSTRAM SATISFAÇÃO COM A METODOLOGIA, POR SER UMA ABORDAGEM TRANSFORMADORA, PROPICIAR, ALÉM DA
AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO TÉCNICO, O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À ATUAÇÃO
PROFISSIONAL E DE SENSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DOS DISCENTES. ENTRETANTO, IDENTIFICARAM A NECESSIDADE
DE ATUALIZAÇÃO DO PPC E RECONHECEM QUE NÃO TÊM FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PARA EXPLORAR TODAS AS
POSSIBILIDADES DA PBL. IDENTIFICOU-SE, PORTANTO, A NECESSIDADE DE AMPLIAR AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA
QUE ESTIMULEM E CAPACITEM OS DOCENTES PARA O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, ESPECIALMENTE A PBL.