REFLEXÕES SOBRE O AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69461 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 767 "inscrito_id" => 5742 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO EDUCACIONAL" "resumo" => "ENTENDENDO O AUDIOVISUAL ENQUANTO PRODU??O LOGOP?TICA, OU SEJA, AQUELA CAPAZ DE, POR MEIO DOS AFETOS/SENSA??ES (PATHOS) PRODUZIR CONHECIMENTO (LOGOS), PRETENDEMOS DISCUTIR A IMAGEM COMO ?ELEMENTO ESSENCIAL DE ACESSO AO MUNDO? (CABRERA, 2006, P. 16). N?O SE TRATA SIMPLESMENTE DE SE EMOCIONAR COM O PRODUTO AUDIOVISUAL, MAS DE ENCONTRAR NELE UM POTENCIAL COGNITIVO CAPAZ DE AUXILIAR A PERCEP??O SUBJETIVA E A APREENS?O DO CONHECIMENTO NOS INDIV?DUOS. PODEMOS CONHECER ALGO SOBRE O MUNDO E SOBRE N?S MESMOS A PARTIR DA TELA DO CINEMA, AFINAL ?APENAS OS HOMENS MUITO ING?NUOS PODEM ACREDITAR QUE A NATUREZA HUMANA POSSA SER TRANSFORMADA EM UMA NATUREZA PURAMENTE L?GICA? (NIETZSCHE, 2004, P. 38). ASSIM, NA COMPREENS?O DE QUE N?O H? POR QUE EXCLUIR AS ARTES, A LITERATURA E O CINEMA EM SEUS INTUITOS DE ESCLARECIMENTO CONCEITUAL, DE ACORDO COM AS SUAS DIFERENTES POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS, ? QUE PRETENDEMOS DISCUTIR COMO AS NARRATIVAS DE FIC??O SERIADA PODEM PRODUZIR CONHECIMENTO A PARTIR DE UMA EXPERI?NCIA L?GICA E AFETIVA SIMULTANEAMENTE. PARA ISSO, TOMAREMOS COMO EXEMPLO A PRIMEIRA TEMPORADA DA S?RIE DARK (2017), PRESENTE NO SERVI?O DE STREAMING DA NETFLIX." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, FILOSOFIA, AUDIOVISUAL, NARRATIVAS DE FICÇÃO SERIADA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID5742_26082020121140.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STAMBERG JOSÉ DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "STAMBERG JÚNIOR" "autor_email" => "stambergjunior@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69461 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 767 "inscrito_id" => 5742 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO EDUCACIONAL" "resumo" => "ENTENDENDO O AUDIOVISUAL ENQUANTO PRODU??O LOGOP?TICA, OU SEJA, AQUELA CAPAZ DE, POR MEIO DOS AFETOS/SENSA??ES (PATHOS) PRODUZIR CONHECIMENTO (LOGOS), PRETENDEMOS DISCUTIR A IMAGEM COMO ?ELEMENTO ESSENCIAL DE ACESSO AO MUNDO? (CABRERA, 2006, P. 16). N?O SE TRATA SIMPLESMENTE DE SE EMOCIONAR COM O PRODUTO AUDIOVISUAL, MAS DE ENCONTRAR NELE UM POTENCIAL COGNITIVO CAPAZ DE AUXILIAR A PERCEP??O SUBJETIVA E A APREENS?O DO CONHECIMENTO NOS INDIV?DUOS. PODEMOS CONHECER ALGO SOBRE O MUNDO E SOBRE N?S MESMOS A PARTIR DA TELA DO CINEMA, AFINAL ?APENAS OS HOMENS MUITO ING?NUOS PODEM ACREDITAR QUE A NATUREZA HUMANA POSSA SER TRANSFORMADA EM UMA NATUREZA PURAMENTE L?GICA? (NIETZSCHE, 2004, P. 38). ASSIM, NA COMPREENS?O DE QUE N?O H? POR QUE EXCLUIR AS ARTES, A LITERATURA E O CINEMA EM SEUS INTUITOS DE ESCLARECIMENTO CONCEITUAL, DE ACORDO COM AS SUAS DIFERENTES POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS, ? QUE PRETENDEMOS DISCUTIR COMO AS NARRATIVAS DE FIC??O SERIADA PODEM PRODUZIR CONHECIMENTO A PARTIR DE UMA EXPERI?NCIA L?GICA E AFETIVA SIMULTANEAMENTE. PARA ISSO, TOMAREMOS COMO EXEMPLO A PRIMEIRA TEMPORADA DA S?RIE DARK (2017), PRESENTE NO SERVI?O DE STREAMING DA NETFLIX." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, FILOSOFIA, AUDIOVISUAL, NARRATIVAS DE FICÇÃO SERIADA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID5742_26082020121140.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STAMBERG JOSÉ DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "STAMBERG JÚNIOR" "autor_email" => "stambergjunior@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }