ESTE ARTIGO APRESENTA O RESULTADO DE PESQUISA REALIZADA DURANTE A DISCIPLINA SEMINÁRIOS DE ESTUDOS, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), MINISTRADA PELA PROFESSORA DRA MARIA JOSÉ DANTAS. O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR ASPECTOS LIGADOS AO PROCESSO DE ANSIEDADE ENTRE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFS. NO EMBASAMENTO TEÓRICO, APRESENTAMOS A DEFINIÇÃO DE ANSIEDADE E AS DISCUSSÕES QUE ENVOLVEM ESSA TEMÁTICA SEGUNDO ALGUNS ESTUDIOSOS, A EXEMPLO DE SERRA (1980) E GUIMARÃES (2014). PARA COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS SOBRE A TEMÁTICA, EVIDENCIANDO SITUAÇÕES PRESENTES NO COTIDIANO UNIVERSITÁRIO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 50 ALUNOS COM IDADE ENTRE 18 E 38 ANOS, MATRICULADOS NOS TURNOS VESPERTINO E NOTURNO, CURSANDO DO 2° AO 8° PERÍODO. OS RESULTADOS FORAM REPRESENTADOS POR MEIO DE GRÁFICOS E PERMITEM CONCLUIR QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS MATRICULADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA APRESENTA GRAU ELEVADO DE ANSIEDADE. E AINDA QUE,
ESSE NÍVEL DEMASIADAMENTE ELEVADO, ATRAPALHA O DESEMPENHO ACADÊMICO. PERANTE TAL CONSTATAÇÃO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE UM OLHAR ATENTO SOBRE ESSA REALIDADE, BUSCANDO VIABILIZAR APOIO PSICOLÓGICO AOS DISCENTES.