A VIOLÊNCIA ESCOLAR PODE SER CONSIDERADA COMO UM DISTÚRBIO QUE ASSOLA OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM, E AO APRESENTAR SUA FACE MAIS CONHECIDA NESSES MEIOS, O BULLYING, ACABA POR PROVOCAR UM DÉFICIT QUE ATRAPALHARÁ O DESENVOLVIMENTO PRESENTE E FUTURO DOS ENVOLVIDOS. NA ÚLTIMA DÉCADA, AS PESQUISAS RELACIONADAS AO BULLYING TEM SIDO CRESCENTE, OUTRO PONTO INTERESSANTE SÃO AS ELABORAÇÕES DE LEIS COM A FINALIDADE DE INIBIR AÇÕES VIOLENTAS ENTRE AS PESSOAS — CRIANÇAS E ADOLESCENTES —, E EMBORA ESSAS AÇÕES DE PROTEÇÃO NÃO SEJAM TÃO MADURAS, VEM PROPICIANDO UM OLHAR MAIS DELICADO PARA O ASSUNTO. A INCLUSÃO EDUCACIONAL NESSE SENTIDO DEVERÁ ESTAR À FRENTE COMO UMA FERRAMENTA PENSADA PARA DIFERENTES CENÁRIOS, ALÉM DE QUE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E ESCOLA SERÃO FUNDAMENTAIS. ESSE ARTIGO, SE DESENVOLVEU A PARTIR DE UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE OBRAS QUE DISCUTEM A VIOLÊNCIA ESCOLAR E BULLYING, LOGO BUSCA-SE REFLETIR COMO ESSA FORMA DE VIOLÊNCIA ESCOLAR TEM PERSISTIDO DENTRO DAS ESCOLAS, SUAS POSSÍVEIS CAUSAS E EFEITOS, ALÉM DAS POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO ESCOLAR, TENDO EM VISTA O COMPROMETIMENTO DESSA PRÁTICA.