ESTE ARTIGO DESENVOLVE UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS MILITARIZADAS NO ESTADO DE RORAIMA. O ESTADO DE RORAIMA POSSUI 18 COLÉGIOS MILITARIZADOS, OFICIALIZADOS PELO DECRETO N° 25.974-E DE 24 DE SETEMBRO DE 2018. INSTITUÍDOS COMO COLÉGIOS ESTADUAIS MILITARIZADOS, A SUA CRIAÇÃO FOI JUSTIFICATIVA NO COMBATE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. ISSO GEROU DEBATES ENTRE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE A PROPOSTA DO MODELO. PARA ORIENTAR AS NOSSAS REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR, UTILIZAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHAN GALTUNG (1998), MARILENA RISTUM (2010) E DEMAIS AUTORES. O ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS GESTORES E PROFESSORES SOBRE O MODELO DE ESCOLA MILITARIZADA E AS IMPLICAÇÕES DESSE MODELO PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE RORAIMA. A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM ALGUMAS DAS ESCOLAS MILITARIZADAS, LOCALIZADAS NA ZONA URBANA DE BOA VISTA-RR E EM RORAINÓPOLIS-RR. USAMOS A METODOLOGIA QUALITATIVA DE COLETA E DE ANÁLISE DOS DADOS. COMO TÉCNICA DE COLETA FORAM FEITAS ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES E GESTORES. PARA ANÁLISE USAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2000). O ESTUDO EVIDENCIOU UMA ACEITAÇÃO UNÂNIME ENTRE OS PROFESSORES E GESTORES. ANALISAMOS QUE OS PROFESSORES POSSUEM DIFICULDADE DE COMPREENSÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DESSE MODELO PARA SUA PRÓPRIA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. ALGUNS PROFESSORES VALORIZAM A DISCIPLINA COMO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, ALÉM DE NÃO VALORIZAREM UMA CONCEPÇÃO HUMANÍSTICA DE EDUCAÇÃO.