ENSINAR SOBRE AS GRANDEZAS E MEDIDAS ? NECESS?RIO IR AL?M DO USO DO QUADRO, L?PIS E CADERNO, ? COLOCAR EM PR?TICA AQUILO QUE EXISTE COM FORTE INFLU?NCIA NA SOCIEDADE. DESSA MANEIRA, O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR UMA BREVE EXPOSI??O SOBRE O ENSINO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS E METODOLOGIAS QUE PODEM SER APLICADAS DENTRO DA SALA DE AULA OU NO ?MBITO ESCOLAR, COM ?NFASE NO L?DICO E EM MATERIAIS PR?TICOS PARA APLICA??O NO PROCESSO DE ENSINO. PARA QUE O ESTUDO SE TORNASSE COMPLETO E COM IDEIAS DE ESTUDIOSOS DA ?REA, FORAM USADOS CONCEITOS DE BRUNER, D?AUGUSTINE, NOGUEIRA, PONTES E SPODEK. COMO OS PRINCIPAIS RESULTADOS, OBTEVE-SE QUE O ENSINO DE FORMA PR?TICA E L?DICA PODE TER RESULTADOS MAIS PRAZEROSOS E FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ENVOLVER O CONTEXTO DE ONDE OS ALUNOS VIVEM, CONTRIBUI PARA ESTABELECER V?NCULOS COM A DISCIPLINA, FACILITANDO O MOMENTO DE DISCUSS?O E NA CONSTRU??O DE NOVOS CONHECIMENTOS.