SANTOS, Maria Raiana Barbosa Dos. Educação popular no contexto da escola. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68465>. Acesso em: 22/11/2024 00:50
A EDUCAÇÃO POPULAR É UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO MAIS DEMOCRÁTICA, POIS REAFIRMA EM SEUS PROPÓSITOS A EMANCIPAÇÃO SER UM PROCESSO CAPAZ DE TRANSFORMAR VIDAS HUMANAS, A ESCOLA PÚBLICA SENDO A AMBIÊNCIA POR ONDE OS SUJEITOS DAS CLASSES MENOS ABASTECIDAS DE PODER AQUISITIVO PASSAM DURANTE A FASE DE ESCOLARIZAÇÃO, SE TORNA UMA INSTITUIÇÃO COM O COMPROMISSO DE FAZER COM QUE OS EDUCANDOS ELEVEM SUAS POTENCIALIDADES. O PRESENTE ARTIGO TRAZ NO BOJO DAS DISCUSSÕES O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE O DIÁLOGO E O SENTIDO DE DIZER A PALAVRA, NA DIREÇÃO DE ARGUMENTAR COMO TAIS PRINCÍPIOS SÃO ELEMENTOS ESSENCIAIS NO FORTALECIMENTO DA CULTURA POPULAR NO ÂMBITO ESCOLAR. O MÉTODO DE ANALISE É O BIBLIOGRÁFICO E TRAZ ABORDAGENS DE REFERÊNCIAS DE ALGUNS ESTUDIOSOS QUE ESCREVEM SOBRE ESTÁ TEMÁTICA. SALIENTAMOS AÇÃO EDUCATIVA UM DOS PILARES SUSTENTADOR NA CONCRETIZAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA, ALÉM DISSO É NECESSÁRIO ESTAR NO CENTRO DO PROJETO PEDAGÓGICA DA ESCOLA PROPOSIÇÕES DEMOCRÁTICAS DE ENSINO APRENDIZAGEM.