BUSCANDO APRESENTAR AS CONTRIBUI??ES DO ASSESSORAMENTO PSICOPEDAG?GICO NA INSTITUI??O ESCOLAR E SANAR ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE COMO ELE OCORRE, O PRESENTE TRABALHO TROUXE UM RELATO DE EXPERI?NCIA DO EST?GIO CURRICULAR EM PSICOPEDAGOGIA DE GRADUA??O NA UNIVERSIDADE FEDERAL. POR MEIO DA ABORDAGEM INDUTIVA, SEGUIU-SE ETAPAS PARA LEVANTAMENTO DA DEMANDA INSTITUCIONAL, COM AS T?CNICAS DE ENTREVISTA E OBSERVA??O DO CAMPO DE EST?GIO, VISANDO A CONSTRU??O DE UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O. COM DIRECIONAMENTO PARA UMA ATUA??O NA TURMA DO 1? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, ABORDARAM-SE AS HABILIDADES PREDITORAS DA LEITURA E DA ESCRITA QUE S?O FUNDAMENTAIS PARA UM PLENO DESENVOLVIMENTO DURANTE A ALFABETIZA??O. RESULTANTE A ISSO, PODE-SE COMPREENDER COMO SE EFETIVA O ASSESSORAMENTO PSICOPEDAG?GICO EM CONTEXTO ESCOLAR E COMO SE FUNDAMENTA ESSA PR?TICA PROFISSIONAL.