A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER, NO INTERIOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A FUNÇÃO SOCIAL DOS CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO, TENDO COMO REFERÊNCIA OS RELATOS DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA DO IFSP – CAMPUS GUARULHOS. NO QUE SE REFERE AOS ASPECTOS METODOLÓGICOS, A PESQUISA É PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVA, COMPOSTA POR PESQUISA DOCUMENTAL E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. INICIAMOS COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA QUE NOS PERMITIU CARACTERIZAR A INSTITUIÇÃO LÓCUS DA PESQUISA E OS CURSOS, CUJOS EGRESSOS SÃO OS PARTICIPANTES DESTE ESTUDO. COLETAMOS NA INSTITUIÇÃO 182 QUESTIONÁRIOS QUE CORRESPONDIAM AOS EGRESSOS DO PERÍODO DE 2008 A 2018, SENDO 142 DE AUTOMAÇÃO E 40 DE MSI. DOS 182 EGRESSOS, 12 FORAM ENTREVISTADOS, SENDO 3 DE MSI E 9 DE AUTOMAÇÃO. COM A PESQUISA PUDEMOS EVIDENCIAR QUE A MAIORIA DOS EGRESSOS CURSOU, POSTERIORMENTE, O ENSINO SUPERIOR, EM ESPECIAL OS EGRESSOS DO CONCOMITANTE. A MAIOR PARTE SE INSERIU NO MUNDO DO TRABALHO E ENTRE OS ENTREVISTADOS, TODOS OS TRABALHOS ERAM FORMAIS. CONSTATAMOS QUE OS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO ARTICULADOS DE FORMA CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO SÃO NECESSÁRIOS, NO CONTEXTO SOCIAL ATUAL. ATÉ QUE TENHAMOS UMA SOCIEDADE ONDE SE INSERIR PRECOCEMENTE NO MUNDO DO TRABALHO NÃO SEJA UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA, TEREMOS QUE CONVIVER COM ESSA CONTRADIÇÃO DENTRO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, EM ESPECIAL NAS FORMAS DE ARTICULAÇÃO CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO. CONTRADIÇÃO ESSA QUE ESTÁ ENTRE O AFIRMAR E NEGAR ESSA CATEGORIA DE ENSINO.