O PRESENTE TRABALHO É UM RESUMO DAS DISCUSSÕES REALIZADAS POR UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, UMA ASSISTENTE SOCIAL, UMA PEDAGOGA E UM GRADUANDO EM PSICOLOGIA. OS ENCONTROS OCORRERAM DE FORMA REMOTA E TINHAM COMO OBJETO DE ANÁLISE AS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA EFETIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O RESULTADO DAS DISCUSSÕES APONTOU PARA A REFORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES PEDAGÓGICAS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO VISANDO IMPLEMENTAR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA PARA FORMAR APRENDIZES CRÍTICOS E AUTÔNOMOS. PARA ESSE FIM, CONTOU COM AS CONCEPÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS E AS REFLEXÕES DOS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS ACERCA DOS PROCESSOS AFETIVOS E COGNITIVOS, BEM COMO DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, DO ALUNO E DO PROFESSOR E DOS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO: METODOLOGIA DE ENSINO, PLANEJAMENTO DIALÓGICO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO MEDIADORA, TENDO COMO BASE OS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE SERVEM COMO SUPORTES A CADA UMA DESSAS TEMÁTICAS.