O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DESCREVER COMO SE EFETIVA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), MAIS ESPECIFICAMENTE NO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO AMBIENTAL. DESCREVEMOS, ASSIM, OS CAMINHOS PERCORRIDOS DESDE A OFERTA ATÉ AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DO CURSO AOS APENADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A DO ESTUDO DE CASO, NO QUAL ENFATIZAMOS A ANÁLISE EM TRÊS DIMENSÕES DA AÇÃO EM CURSO: A RECEPÇÃO DE ALUNOS PRIVADOS DE LIBERDADE, AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS ESCOLHIDAS PARA A GARANTIA DA PERMANÊNCIA DESSES ALUNOS E A PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL PARA ATENDIMENTO DESSE PÚBLICO. COMO RESULTADO, CONSTATAMOS QUE SE FAZ IMPRESCINDÍVEL A ABERTURA DO IFRN PARA A GARANTIA DA INCLUSÃO DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE, PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA GARANTIA DA OFERTA DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL E A POSSIBILIDADE QUE AS INSTITUIÇÕES TÊM DE EXPANDIR-SE E POSSIBILITAR NOVAS FORMAS DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO, INCLUSIVE PARA AQUELES QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE.