Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PRISIONAL NO ÂMBITO DO IFRN: DA OFERTA À EFETIVAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PPL, EAD, INCLUSÃO, CIDADANIA, Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DESCREVER COMO SE EFETIVA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), MAIS ESPECIFICAMENTE NO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO AMBIENTAL. DESCREVEMOS, ASSIM, OS CAMINHOS PERCORRIDOS DESDE A OFERTA ATÉ AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DO CURSO AOS APENADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A DO ESTUDO DE CASO, NO QUAL ENFATIZAMOS A ANÁLISE EM TRÊS DIMENSÕES DA AÇÃO EM CURSO: A RECEPÇÃO DE ALUNOS PRIVADOS DE LIBERDADE, AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS ESCOLHIDAS PARA A GARANTIA DA PERMANÊNCIA DESSES ALUNOS E A PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL PARA ATENDIMENTO DESSE PÚBLICO. COMO RESULTADO, CONSTATAMOS QUE SE FAZ IMPRESCINDÍVEL A ABERTURA DO IFRN PARA A GARANTIA DA INCLUSÃO DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE, PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA GARANTIA DA OFERTA DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL E A POSSIBILIDADE QUE AS INSTITUIÇÕES TÊM DE EXPANDIR-SE E POSSIBILITAR NOVAS FORMAS DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO, INCLUSIVE PARA AQUELES QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE.

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