Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZEI A ARTE! SOU DIDÁTICO? PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS

Palavra-chaves: ENSINO, INCLUSÃO, ANATOMIA, LÚDICO, AVALIAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69693
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2511
    "inscrito_id" => 6836
    "titulo" => "UTILIZEI A ARTE! SOU DIDÁTICO? PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS"
    "resumo" => "ENTRE VÁRIAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO LÚDICA É UM ARTIFÍCIO PEDAGÓGICO QUE SUPERVALORIZAR O ENSINO REFLEXIVO E HUMANIZADO, APROXIMANDO O ALUNO DO CONTEÚDO APRESENTADO EM SALA DE AULA. NO ENSINO DE ANATOMIA, MUITOS CURSOS POSSUEM AUSÊNCIAS DE MODELOS ANATÔMICOS COMERCIAIS E REAIS PARA EXPOSIÇÃO EM AULA, DIFICULTANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ALUNOS. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O EFEITO DO USO DA ARTE PARA O PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS. PARTICIPARAM NA PESQUISA 40 ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI BASEADO NO ESTUDO DE CASO, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DE AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS, COM USO DE UMA BONECA COMERCIAL PARA ESTUDAR O SISTEMA ÓSSEO, PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS. COMO RESULTADO, NOTOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE COMO UMA FERRAMENTA PARCIALMENTE INCLUSIVA E HUMANIZADA, ALÉM DE IMPORTANTE COMO SUBSÍDIO NO ENSINO DE ANATOMIA, QUANDO AUSENTES PEÇAS ANATÔMICAS NA INSTITUIÇÃO. POR FIM, O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO AINDA PRECISA COMPREENDER, DE FATO, O CONCEITO E APLICABILIDADE ADEQUADA DE CADA TIPO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO, POIS AINDA EXISTE O PENSAMENTO ERRADO E NEGATIVO QUANDO COMPARADO A AVALIAÇÃO TRADICIONAL E LÚDICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "ENSINO, INCLUSÃO, ANATOMIA, LÚDICO, AVALIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6836_01102020154612.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMESON FARIAS ARAUJO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMESON FARIAS"
    "autor_email" => "emeson.araujo.santos@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69693
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2511
    "inscrito_id" => 6836
    "titulo" => "UTILIZEI A ARTE! SOU DIDÁTICO? PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS"
    "resumo" => "ENTRE VÁRIAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO LÚDICA É UM ARTIFÍCIO PEDAGÓGICO QUE SUPERVALORIZAR O ENSINO REFLEXIVO E HUMANIZADO, APROXIMANDO O ALUNO DO CONTEÚDO APRESENTADO EM SALA DE AULA. NO ENSINO DE ANATOMIA, MUITOS CURSOS POSSUEM AUSÊNCIAS DE MODELOS ANATÔMICOS COMERCIAIS E REAIS PARA EXPOSIÇÃO EM AULA, DIFICULTANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ALUNOS. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O EFEITO DO USO DA ARTE PARA O PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS. PARTICIPARAM NA PESQUISA 40 ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI BASEADO NO ESTUDO DE CASO, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DE AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS, COM USO DE UMA BONECA COMERCIAL PARA ESTUDAR O SISTEMA ÓSSEO, PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS. COMO RESULTADO, NOTOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE COMO UMA FERRAMENTA PARCIALMENTE INCLUSIVA E HUMANIZADA, ALÉM DE IMPORTANTE COMO SUBSÍDIO NO ENSINO DE ANATOMIA, QUANDO AUSENTES PEÇAS ANATÔMICAS NA INSTITUIÇÃO. POR FIM, O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO AINDA PRECISA COMPREENDER, DE FATO, O CONCEITO E APLICABILIDADE ADEQUADA DE CADA TIPO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO, POIS AINDA EXISTE O PENSAMENTO ERRADO E NEGATIVO QUANDO COMPARADO A AVALIAÇÃO TRADICIONAL E LÚDICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "ENSINO, INCLUSÃO, ANATOMIA, LÚDICO, AVALIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6836_01102020154612.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMESON FARIAS ARAUJO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMESON FARIAS"
    "autor_email" => "emeson.araujo.santos@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ENTRE VÁRIAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO LÚDICA É UM ARTIFÍCIO PEDAGÓGICO QUE SUPERVALORIZAR O ENSINO REFLEXIVO E HUMANIZADO, APROXIMANDO O ALUNO DO CONTEÚDO APRESENTADO EM SALA DE AULA. NO ENSINO DE ANATOMIA, MUITOS CURSOS POSSUEM AUSÊNCIAS DE MODELOS ANATÔMICOS COMERCIAIS E REAIS PARA EXPOSIÇÃO EM AULA, DIFICULTANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ALUNOS. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O EFEITO DO USO DA ARTE PARA O PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS. PARTICIPARAM NA PESQUISA 40 ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI BASEADO NO ESTUDO DE CASO, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DE AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS, COM USO DE UMA BONECA COMERCIAL PARA ESTUDAR O SISTEMA ÓSSEO, PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS. COMO RESULTADO, NOTOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE COMO UMA FERRAMENTA PARCIALMENTE INCLUSIVA E HUMANIZADA, ALÉM DE IMPORTANTE COMO SUBSÍDIO NO ENSINO DE ANATOMIA, QUANDO AUSENTES PEÇAS ANATÔMICAS NA INSTITUIÇÃO. POR FIM, O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO AINDA PRECISA COMPREENDER, DE FATO, O CONCEITO E APLICABILIDADE ADEQUADA DE CADA TIPO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO, POIS AINDA EXISTE O PENSAMENTO ERRADO E NEGATIVO QUANDO COMPARADO A AVALIAÇÃO TRADICIONAL E LÚDICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.