Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZEI A ARTE! SOU DIDÁTICO? PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS

Palavra-chaves: ENSINO, INCLUSÃO, ANATOMIA, LÚDICO, AVALIAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ENTRE VÁRIAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO LÚDICA É UM ARTIFÍCIO PEDAGÓGICO QUE SUPERVALORIZAR O ENSINO REFLEXIVO E HUMANIZADO, APROXIMANDO O ALUNO DO CONTEÚDO APRESENTADO EM SALA DE AULA. NO ENSINO DE ANATOMIA, MUITOS CURSOS POSSUEM AUSÊNCIAS DE MODELOS ANATÔMICOS COMERCIAIS E REAIS PARA EXPOSIÇÃO EM AULA, DIFICULTANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ALUNOS. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O EFEITO DO USO DA ARTE PARA O PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS. PARTICIPARAM NA PESQUISA 40 ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI BASEADO NO ESTUDO DE CASO, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DE AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS, COM USO DE UMA BONECA COMERCIAL PARA ESTUDAR O SISTEMA ÓSSEO, PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS. COMO RESULTADO, NOTOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE COMO UMA FERRAMENTA PARCIALMENTE INCLUSIVA E HUMANIZADA, ALÉM DE IMPORTANTE COMO SUBSÍDIO NO ENSINO DE ANATOMIA, QUANDO AUSENTES PEÇAS ANATÔMICAS NA INSTITUIÇÃO. POR FIM, O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO AINDA PRECISA COMPREENDER, DE FATO, O CONCEITO E APLICABILIDADE ADEQUADA DE CADA TIPO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO, POIS AINDA EXISTE O PENSAMENTO ERRADO E NEGATIVO QUANDO COMPARADO A AVALIAÇÃO TRADICIONAL E LÚDICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.