ENTRE VÁRIAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO LÚDICA É UM ARTIFÍCIO PEDAGÓGICO QUE SUPERVALORIZAR O ENSINO REFLEXIVO E HUMANIZADO, APROXIMANDO O ALUNO DO CONTEÚDO APRESENTADO EM SALA DE AULA. NO ENSINO DE ANATOMIA, MUITOS CURSOS POSSUEM AUSÊNCIAS DE MODELOS ANATÔMICOS COMERCIAIS E REAIS PARA EXPOSIÇÃO EM AULA, DIFICULTANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ALUNOS. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O EFEITO DO USO DA ARTE PARA O PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS ANÁTOMO-FUNCIONAIS. PARTICIPARAM NA PESQUISA 40 ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI BASEADO NO ESTUDO DE CASO, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DE AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS, COM USO DE UMA BONECA COMERCIAL PARA ESTUDAR O SISTEMA ÓSSEO, PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS. COMO RESULTADO, NOTOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE COMO UMA FERRAMENTA PARCIALMENTE INCLUSIVA E HUMANIZADA, ALÉM DE IMPORTANTE COMO SUBSÍDIO NO ENSINO DE ANATOMIA, QUANDO AUSENTES PEÇAS ANATÔMICAS NA INSTITUIÇÃO. POR FIM, O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO AINDA PRECISA COMPREENDER, DE FATO, O CONCEITO E APLICABILIDADE ADEQUADA DE CADA TIPO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO, POIS AINDA EXISTE O PENSAMENTO ERRADO E NEGATIVO QUANDO COMPARADO A AVALIAÇÃO TRADICIONAL E LÚDICA.