LIMA, Maria Santana De. O ensino de ciências na escola do campo.. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68985>. Acesso em: 04/11/2024 14:59
ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “JOÃO PAULO II”. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, IDENTIFICAR AS POSSÍVEIS DIFICULDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS, LEVANTAR AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E CONHECER A DIDÁTICA DESENVOLVIDA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NA REFERIDA ESCOLA. A PESQUISA SE INSERE NOS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA QUALITATIVA, OBSERVANDO, COLETANDO E FAZENDO ANÁLISES DE DADOS, COM CARÁTER EXPLORATÓRIO. QUANTO À COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, QUE FOI APLICADA COM 3 PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE ATUAM NA SUPRACITADA ESCOLA, LOCALIZADA EM ROMA, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS – PB. OS RESULTADOS FORAM DIVIDIDOS EM QUATRO CATEGORIAS: TRABALHANDO A REALIDADE DO ALUNO NA SALA DE AULA; METODOLOGIA E DEDICAÇÃO NO PLANEJAMENTO DAS AULAS; MOTIVAÇÃO E DIFICULDADES ENFRENTADAS NA AULA DE CIÊNCIAS; INTERDICIPLINALIDADE NA AULA DE CIÊNCIAS. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA MOSTRARAM QUE OS PROFESSORES SABEM A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM A REALIDADE DO ALUNO E COM AULAS PRÁTICAS FORA E DENTRO DA ESCOLA, COM EXPERIMENTOS. CONSTATOU-SE QUE ELES ATÉ TENTAM INOVAR EM SUAS AULAS, MAS AS DIFICULDADES SÃO GRANDES, COMO A FALTA DE RECURSOS, ESPAÇOS E TEMPO. PODEMOS, ASSIM, LEVANTAR IMPORTANTES REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A REALIDADE DO ALUNO E A IMPORTÂNCIA DE EXPERIÊNCIAS E AULAS PRÁTICAS.