O ESTUDO DA FORMAÇÃO DO EDUCANDO, TEM COMO OBJETIVO O DE COMPREENDER AS DIVERGÊNCIAS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NO QUE SE REFERE À POSSIBILIDADE DE O ALUNO ASSUMIR UM PAPEL MAIS ATUANTE EM SALA DE AULA. PARA COMPREENDER ESTE CONTEXTO FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. FAZER COM QUE ELES COMPREENDAM SEU PRÓPRIO EU. AS NOÇÕES DE ACASO E DE INCERTEZA SE MANIFESTAM INTUITIVAMENTE E PODEM SER EXPLORADAS NA ESCOLA EM SITUAÇÕES NAS QUAIS OS ALUNOS PODEM FAZER EXPERIMENTOS EM ESPAÇOS EQUIPROVÁVEIS, EMBORA ALGUMAS PESQUISAS INDIQUEM AS LIMITAÇÕES DESSA ABORDAGEM. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE PREPARAR OS ALUNOS PARA SEREM CIDADÃOS ATUANTES E CRÍTICOS DENTRO DA SOCIEDADE, E INFLUENCIANDO DIARIAMENTE NO TRABALHO DA SALA DE AULA. ESTE ESTUDO BUSCA ENTENDER O QUE LHE É PERMITIDO, POSSIBILITADO, LIMITADO E O QUE MODIFICOU OU PERMANECE COMO EM OUTROS TEMPOS EM RELAÇÃO AO POSICIONAMENTO QUE OCUPA EM SALA DE AULA.