O OBJETIVO DO ARTIGO É O DE APRESENTAR AS REFLEXÕES SOBRE QUESTÕES REFERENTES À RELAÇÃO ENTRE A APRENDIZAGEM E INCLUSÃO COM A INTERSECÇÃO DO INSTRUMENTO SOROBAN E SEUS DESAFIOS AOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O TRABALHO PROPORCIONOU MUITOS QUESTIONAMENTOS RELACIONADOS AO CONHECIMENTO ADQUIRIDO E SUA ESTRUTURAÇÃO DO COGNITIVO DAS PESSOAS, SEJAM COM DEFICIÊNCIA OU NOS DITOS NORMAIS. NO CURSO, FORAM APLICADAS OFICINAS DE CAPACITAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROJETO OCORREU EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE MUNICIPAL DE MESQUITA/RJ, VINCULADOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO, CONSIDERANDO OS DESAFIOS INERENTES AO PROCESSO DE INTERLOCUÇÃO ENTRE A ESCOLA, OS AUTORES E CORPO DOCENTE E DISCENTE. O PÚBLICO ALVO, FORAM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL ALOCADOS NESSA UNIDADE E OS ALUNOS MATRICULADOS NA ESCOLA, CONSIDERADA REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BAIXADA FLUMINENSE (RJ). OS DADOS DA PESQUISA FORAM COLETADOS IN LOCO ENTRE OS MESES DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2019. LOGO, O PRESENTE ESTUDO ANALISOU AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS GRUPOS ACERCA DA RELAÇÃO AO PAPEL DA ESCOLA COMO FOMENTADORA DE CONHECIMENTO E NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM, ENQUANTO VALORIZAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO. TENDO EM VISTA, QUE O SOROBAN É UMA FERRAMENTA GAMIFICADA DE APRENDIZAGEM ATIVA NA QUAL O ALUNO É ESTIMULADO A CONSTRUIR O CONHECIMENTO COM O AUXÍLIO DOS EDUCADORES QUE JUNTOS COM OS ALUNOS, FORAM CAPACITADOS PARA UTILIZAREM ESSA TÉCNICA DE ENSINO APRENDIZADO. A MOTIVAÇÃO DOS DOCENTES, FOI NOTÓRIA, PELA METODOLOGIA APLICADA, QUE FOI O APRENDIZADO TEÓRICO E PRÁTICO SIMULTÂNEO, E PELO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS OFICINAS.