O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO FOI ANALISAR O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO EM BALSAS A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DO CIDADÃO PROFISSIONAL COMPETENTE, DETENTOR DE UMA CONSCIÊNCIA CRITICA E INOVADORA. A PESQUISA QUE AQUI SE APRESENTA FOI DOCUMENTAL, BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO DE CUNHO DESCRITIVO NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA. A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA) FOI ESCOLHIDA POR SER UMA INSTITUIÇÃO QUE ALÉM DOS CURSOS PRESENCIAIS OFERTA CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, DE MODO MAIS ESPECÍFICO O CURSO DE PEDAGOGIA, VOLTADOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NA ANÁLISE DAS FALAS DOS TUTORES FOI POSSÍVEL NOTAR PONTOS EM COMUM, TAIS COMO: O FATO DOS DOIS TUTORES SENTIREM A NECESSIDADE DE OS ALUNOS DESENVOLVEREM UMA MAIOR DISCIPLINA DE ESTUDOS, A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE ESTUDO FOI OUTRO PONTO IMPORTANTE IDENTIFICADO NA FALA DOS TUTORES, JÁ QUE A MAIORIA DOS ALUNOS TRABALHA RESTANDO POUCO TEMPO PARA OS ESTUDOS. OUTRO PROBLEMA QUE OS TUTORES DESTACARAM FOI A QUALIDADE DA INTERNET NA REGIÃO DE BALSAS, O QUE PREJUDICA O ACESSO AO AVA. NESSE CONTEXTO, OS TUTORES PRESENCIAIS UTILIZAM DIVERSAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS OBJETIVANDO MINIMIZAR AS DIFICULDADES DOS ACADÊMICOS. PODE-SE AFIRMAR QUE APESAR DESSES ENTRAVES, A UEMA EM BALSAS TEM OFERTADO UMA SÓLIDA FORMAÇÃO AOS FUTUROS PEDAGOGOS, CUMPRINDO SUA MISSÃO FORMATIVA.