NESTA PESQUISA, TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) – CAMPUS PESQUEIRA. CONSTITUÍRAM-SE COMO REFERENCIAIS PARA ESTUDOS SOBRE O ENSINO MÉDIO AUTORES COMO: KUENZER (2000), NUNES (2000) E SILVA E SCHEIBE (2017). A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE MOSCOVICI, E A ABORDAGEM ESTRUTURAL, ORIGINADA POR JEAN-CLAUDE ABRIC, SÃO OS REFERENCIAIS DA PESQUISA. O ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 20 LICENCIANDOS/AS. UTILIZAMOS, COMO PROCEDIMENTO DE COLETA, UM TESTE DO NÚCLEO CENTRAL. PARA A ANÁLISE, TIVEMOS O APOIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DO CONTEÚDO. NOSSOS RESULTADOS APONTARAM COMO ELEMENTOS CENTRAIS: “APRENDIZAGEM”, “EDUCAÇÃO”, “PROFESSOR”, “FORMAÇÃO”, “FUTURO” E “ALUNO”. O TERMO “ENEM” CONSTITUI ELEMENTO DO SISTEMA PERIFÉRICO DESSAS REPRESENTAÇÕES. NOSSOS RESULTADOS REVELAM QUE OS/AS LICENCIANDOS/AS REPRESENTAM O ENSINO MÉDIO COMO UMA ETAPA EDUCACIONAL QUE TEM O PROFESSOR E O ALUNO COMO PROTAGONISTAS, E QUE DETERMINARÁ O FUTURO ACADÊMICO, SOCIAL, ÉTICO E PROFISSIONAL. ESTE TRABALHO PODERÁ FAVORECER NOVAS REFLEXÕES E SENSIBILIDADES PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.