ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE DESCREVER EPISÓDIOS COTIDIANOS DE PROTAGONISMO INFANTIL EM PRÁTICAS DE
LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM UMA CRECHE DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ/AL. O CONTEXTO
INVESTIGADO REFERE-SE AOS AGRUPAMENTOS ETÁRIOS - MATERNAL I B E MATERNAL II A -, COMPOSTO POR TRÊS
EDUCADORAS E TRINTA E DUAS CRIANÇAS, NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MONSENHOR LUÍS BARBOSA.
OS DADOS FORAM PRODUZIDOS SEGUINDO OS PRESSUPOSTOS DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA. A PARTIR DA REFLEXÃO
DOS REGISTROS ELABORADOS POR MEIO DE OBSERVAÇÕES, FOTOGRAFIAS E ANOTAÇÕES, FOMOS DELINEANDO NARRATIVAS
E DISCUSSSÕES QUE EXPLICITARAM OS PROTAGONISMOS DAS CRIANÇAS, SUAS INFINITAS LINGUAGENS, EVIDENCIADAS
NAS EXPLORAÇÕES, INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS TECIDAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS ENTRELAÇADAS AO CONTEXTO
SOCIOCULTURAL DA LITERATURA INFANTIL, ESPECIALMENTE ÀS PRÁTICAS DE LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.