O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), DA ESCOLA MUNICIPAL RIO LONGÁ, TURMA ANEXADA À ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DO SOCORRO SAMPAIO MARTINS NO MUNICÍPIO DE CAXINGÓ-PI. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE ESPECIFICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUE TEM COMO OBJETIVO ATENDER UM PÚBLICO QUE NÃO TEVE ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A INFÂNCIA OU NA ADOLESCÊNCIA, SEJA PELA OFERTA IRREGULAR DE VAGAS, SEJA PELAS INADEQUAÇÕES DO SISTEMA DE ENSINO, POR ASSUNTOS PARTICULARES OU PELAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DESFAVORÁVEIS. A PESQUISA AQUI DESENVOLVIDA PAUTA-SE EM UM TRABALHO DE CAMPO COM EMBASAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ENVOLVENDO DOCENTE E EDUCANDOS POR INTERMÉDIO DE OBSERVAÇÕES, SENDO ESTES OS PRINCIPAIS ATORES NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO/APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO, TAMBÉM, FOI DESENVOLVIDO COM A FINALIDADE DE PROMOVER REFLEXÕES SOBRE OS ASPECTOS RELATIVOS ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, E ESTABELECE DIRETRIZES PARA A RESOLUÇÃO DESSAS DIFICULDADES TENDO COMO VISÃO OS DESAFIOS DOS EDUCADORES E SUA FORMAÇÃO REFLETINDO A RESPONSABILIDADE DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO. FAVORECENDO A APROPRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS EDUCANDOS DA EJA. É PRECISO SALIENTAR QUE LER E ESCREVER SÃO HABILIDADES ESSENCIAIS PARA A REALIZAÇÃO DE NOVAS APRENDIZAGENS, SABENDO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO EDUCADOR AO CUMPRI SEU PAPEL E, TAMBÉM, AS DIFICULDADES DOS ALUNOS PARA CONSEGUIR APRENDER E VENCER OS DIVERSOS PROBLEMAS QUE ELES ENFRENTAM, SEJAM DE ORDEM SOCIAL, FÍSICA OU INTELECTUAL. ESPERA-SE QUE A PARTIR DAS REFLEXÕES EM TORNO DESSA PESQUISA, POSSAMOS CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR EDUCAÇÃO, COM VISÃO CONSCIENTE, SENSO CRITICO E UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO PARA OS JOVENS E ADULTOS.