ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL E QUESTÕES QUE ENVOLVEM POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ATENDAM ÀS NECESSIDADES DESSA DEMANDA. PARA ISSO, FIZEMOS UM BREVE PANORAMA SOBRE A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPOE DOS MARCOS LEGAIS RELACIONADOS À OFERTA DA EDUCAÇÃO PARA ESSA CLIENTELA.COMO OBJETIVO GERAL:ANALISAR O PERFIL DESSES PROFISSIONAIS QUE DESENVOLVEM SEU TRABALHO DOCENTE NAS TURMAS MULTISSERIADAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1º AO 5º ANO, NAS ESCOLAS SITUADAS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DE TAIPU-PB. JÁ PARA OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS:CONTEXTUALIZAR A EDUCAÇÃO DO CAMPO, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DA LEGISLAÇÃO E DOS MARCOS LEGAIS;ENTREVISTAR DOCENTES QUE TRABALHAM NAS TURMAS DO 1º AO 5º ANO, NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DE TAIPU-PB COM QUESTÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE;COMPREENDER AS DIFICULDADES DOS DOCENTES PARA LIDAREM COM TURMAS MULTISSERIADAS. PARA ESTE TRABALHO BUSCAMOS APORTE TEÓRICO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO E AUTORES QUE TRATAM DAS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENGLOBANDO QUESTÕES RELACIONADAS À FORMAÇÃO DOCENTE, À INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS, COMO TAMBÉM A PRÁXI DOS PROFESSORES INSERIDOS NESSA REALIDADE. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, PARA COLETA DE DADOS, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS JUNTO AOS DOCENTES, EM 10 ( DEZ ) TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE 05 (CINCO) ESCOLAS LOCALIZADAS NA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DE TAIPU/PB, QUE APONTARAM OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESSES DOCENTES PARA DESENVOLVER O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ATENDIDOS.