NOVAS TENDÊNCIAS DIDÁTICAS ESTÃO EMERGINDO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. O ENSINO DE CIÊNCIAS, NESSA PERSPECTIVA, GRADATIVAMENTE GANHA UMA NOVA ROUPAGEM. A INCORPORAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, POR EXEMPLO, VEM VIABILIZANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ADOTANDO O PAPEL DE PROTAGONISTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, O ESTUDANTE SE TORNA AGENTE ATIVO NO SEU PROCESSO EDUCATIVO. PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, BUSCOU-SE DESENVOLVER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTITULADA “OLHAR PERICIAL”, NO INTUITO DE LANÇAR UMA PROBLEMATIZAÇÃO AO ALUNADO. INTRODUZIDOS EM UM CRIME FICTÍCIO, OS ESTUDANTES DEVERÃO BUSCAR RESPOSTAS E MONTAR ARGUMENTOS COM BASE EM FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS. SE APROPRIANDO DA POPULARIDADE DE SÉRIES DE CUNHO INVESTIGATIVO ENTRE ADOLESCENTES, ALÉM DA INTERDISCIPLINARIDADE E DO FAZER CIÊNCIAS, SE ALMEJA ENGAJAMENTO AO DESAFIO PROPOSTO E PENSAMENTO EMPÍRICO. AFINAL, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É POTENCIALIZADO QUANDO É PROMOVIDO ELO DE CONEXÃO ENTRE UNIVERSO MIDIÁTICO DOS ALUNOS E AS TEMÁTICAS ABORDADAS DENTRO DA SALA DE AULA.