O PRESENTE ESTUDO VISA ANALISAR O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO CONSIDERANDO SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL PRIMANDO PELA DISCUSSÃO E RELATIVIZAÇÃO ENTRE O QUE É PROPOSTO PELA TEORIA, E O QUE É VIVENCIADO ATRAVÉS DA PRÁTICA. PARA REALIZAR TAL ESTUDO FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO SOBRE O CONJUNTO DE AÇÕES QUE COMPÕEM SUAS ATIVIDADES, A FIM DE MAPEAR SUA IDENTIDADE, FORMAÇÃO, DIFICULDADES E DESAFIOS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DE SUA AÇÃO. TRATA DE UMA ANÁLISE DO APORTE BIBLIOGRÁFICO, RESPALDADO, EM ESTUDOS DE AUTORES COMO: AQUINO E SARAIVA (2001), LIBÂNEO (2007), MONTERO (2005), MUNDIM (2011), PIMENTA E LIMA (2004) E VASCONCELLOS (2007), PARA A CONSTRUÇÃO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, COM O PROPÓSITO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DO PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. A DISCUSSÃO SOBRE O TRABALHO, PAPEL E FUNÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS É CONSIDERADA AQUI, NUM CONTEXTO DE IDENTIFICAÇÃO DESTES PROFISSIONAIS. EM MEIO A TANTAS FUNÇÕES, ATRIBUIÇÕES E DIFICULDADES, VIVENDO UMA ATIVIDADE COMPLEXA E REPLETA DE CONTRADIÇÕES, O COORDENADOR PEDAGÓGICO, MUITAS VEZES, PERDE-SE E DESVIA-SE DE SUAS FUNÇÕES. DESSA FORMA, A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SE DEFRONTA COM A CRISE DA IDENTIDADE PROFISSIONAL, À MEDIDA QUE VIVENCIA UMA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NO EXERCÍCIO DE UMA FUNÇÃO AINDA TÃO INDEFINIDA E, TALVEZ POR ISSO, POUCO RECONHECIDA. ESPERAMOS COM O NOSSO TRABALHO CONTRIBUIR PARA QUE O COORDENADOR PEDAGÓGICO VENHA CONHECER PLENAMENTE O SEU ESPAÇO DE ATUAÇÃO NA ESCOLA, COMPARTILHANDO NOVAS IDEIAS, EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS, TORNANDO-SE UM PROFISSIONAL TRANSFORMADOR, ARTICULADOR E FORMADOR.