OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR TÊM GANHADO ESPAÇO NAS DISCUSSÕES E PAUTAS NACIONAIS, TAIS DESAFIOS SE APRESENTAM DE DIFERENTES MANEIRAS, ABRANGENDO DIMENSÕES, DENTRE AS QUAIS, SE DESTACA NO MOMENTO, A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, O CAMPO DE ATUAÇÃO DOCENTE E O RELACIONAMENTO PROFESSOR ALUNO. A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE É UM PROCESSO DE GRANDE RELEVÂNCIA QUE CONTRIBUI PARA A QUALIFICAÇÃO DE SUA ATUAÇÃO NO ENSINO E PRECISA SER DESENVOLVIDA COM COMPETÊNCIA PARA QUE O PROFESSOR TENHA FERRAMENTAS QUE POSSIBILITEM LIDAR COM AS DIFICULDADES QUE ENVOLVEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O RELACIONAMENTO DO PROFESSOR PARA COM O ALUNO É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS, ESSA RELAÇÃO QUANDO É PROVEITOSA PROPORCIONA UM TRABALHO CONSTRUTIVO. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMPREENDE UM AGRUPAMENTO DE INDAGAÇÕES DESDE O PRÓPRIO CONCEITO DE ENSINAR E APRENDER.