O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL TRAZER O USO DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA A SALA DE AULA, APRESENTANDO A SUA APLICAÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. BUSCA-SE MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM JOGOS DURANTE AS AULAS DE MATEMÁTICA, ATRAVÉS DA SUA UTILIZAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR. A PESQUISA É DO TIPO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, POIS ENVOLVE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, E DESCREVE A METODOLOGIA UTILIZADA. TAMBÉM É UMA PESQUISA-AÇÃO ONDE OS SUJEITOS PARTICIPAM ATIVAMENTE. OS MÉTODOS REALIZADOS FORAM A ESCOLHA DO JOGO, DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS, PLANEJAMENTO DA AULA, A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR E DEBATES E DISCUSSÕES COM OS ESTUDANTES. OBSERVOU-SE QUE OS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS E OS ALUNOS CONSEGUIRAM DESENVOLVER AS ATIVIDADES PROPOSTAS, SE SENTIRAM MOTIVADOS, AJUDANDO UNS AOS OUTROS A DESCOBRIREM OS RESULTADOS E CONSEQUENTEMENTE CONSTRUIREM SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO DE FORMA AUTONOMA E COLABORATIVA. O JOGO FOI BEM ACEITO PELA TURMA, OS ESTUDANTES SE SENTIRAM MOTIVADOS A APRENDER, DE FORMA MAIS DINÂMICA E LÚDICA.