Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID E ALGUMAS PESQUISAS QUE ENFATIZAM OS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, SABERES DOCENTES, PIBID, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69104
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1836
    "inscrito_id" => 7118
    "titulo" => "O PIBID E ALGUMAS PESQUISAS QUE ENFATIZAM OS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O PRESENTE ENSAIO BUSCA ELENCAR ALGUNS TRABALHOS SOBRE OS SABERES DOCENTES CONSTITUÍDOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO DECORRER DAS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELOS SUBPROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). PARA TANTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE DÃO SUSTENTO AS DISCUSSÕES QUE PERPASSAM OS SABERES DOCENTES, A FIM DE ESTABELECER UMA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS, EM SUAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID. A BREVE ANALISE APONTA UM PANORAMA COM PESQUISAS RELEVANTES E BEM CONSTRUÍDAS. A PARTIR DOS TRABALHOS ELUCIDADOS NA DESCRIÇÃO DESSE ENSAIO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE O PIBID TEM TRAZIDO MUITAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID), E TEM PROPORCIONADO O DESENVOLVIMENTO DE VÁRIOS SABERES DOCENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, SABERES DOCENTES, PIBID, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7118_16092020150629.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIOGO RICARDO GASPAR PIRES"
    "autor_nome_curto" => "DIOGO RICARDO"
    "autor_email" => "diogoricardo@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69104
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1836
    "inscrito_id" => 7118
    "titulo" => "O PIBID E ALGUMAS PESQUISAS QUE ENFATIZAM OS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O PRESENTE ENSAIO BUSCA ELENCAR ALGUNS TRABALHOS SOBRE OS SABERES DOCENTES CONSTITUÍDOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO DECORRER DAS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELOS SUBPROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). PARA TANTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE DÃO SUSTENTO AS DISCUSSÕES QUE PERPASSAM OS SABERES DOCENTES, A FIM DE ESTABELECER UMA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS, EM SUAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID. A BREVE ANALISE APONTA UM PANORAMA COM PESQUISAS RELEVANTES E BEM CONSTRUÍDAS. A PARTIR DOS TRABALHOS ELUCIDADOS NA DESCRIÇÃO DESSE ENSAIO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE O PIBID TEM TRAZIDO MUITAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID), E TEM PROPORCIONADO O DESENVOLVIMENTO DE VÁRIOS SABERES DOCENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, SABERES DOCENTES, PIBID, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7118_16092020150629.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIOGO RICARDO GASPAR PIRES"
    "autor_nome_curto" => "DIOGO RICARDO"
    "autor_email" => "diogoricardo@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ENSAIO BUSCA ELENCAR ALGUNS TRABALHOS SOBRE OS SABERES DOCENTES CONSTITUÍDOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO DECORRER DAS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELOS SUBPROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). PARA TANTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE DÃO SUSTENTO AS DISCUSSÕES QUE PERPASSAM OS SABERES DOCENTES, A FIM DE ESTABELECER UMA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS, EM SUAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID. A BREVE ANALISE APONTA UM PANORAMA COM PESQUISAS RELEVANTES E BEM CONSTRUÍDAS. A PARTIR DOS TRABALHOS ELUCIDADOS NA DESCRIÇÃO DESSE ENSAIO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE O PIBID TEM TRAZIDO MUITAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID), E TEM PROPORCIONADO O DESENVOLVIMENTO DE VÁRIOS SABERES DOCENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.