O PRESENTE ENSAIO BUSCA ELENCAR ALGUNS TRABALHOS SOBRE OS SABERES DOCENTES CONSTITUÍDOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO DECORRER DAS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELOS SUBPROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). PARA TANTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE DÃO SUSTENTO AS DISCUSSÕES QUE PERPASSAM OS SABERES DOCENTES, A FIM DE ESTABELECER UMA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS, EM SUAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID. A BREVE ANALISE APONTA UM PANORAMA COM PESQUISAS RELEVANTES E BEM CONSTRUÍDAS. A PARTIR DOS TRABALHOS ELUCIDADOS NA DESCRIÇÃO DESSE ENSAIO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE O PIBID TEM TRAZIDO MUITAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID), E TEM PROPORCIONADO O DESENVOLVIMENTO DE VÁRIOS SABERES DOCENTES.