ESTE ARTIGO ANALISA INTERTEXTUALIDADES PRESENTES NA OBRA DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL, O MISTÉRIO DAS TREZE PORTAS NO CASTELO ENCANTADO DA PONTE FANTÁSTICA (2012), DO CEARENSE JOSÉ FLAVIO VIEIRA COMO RECURSO QUE PROPORCIONA AO LEITOR DIÁLOGOS ENTRE A CULTURA E SABERES DO NORDESTE , COM OUTRAS CULTURAS E SABERES DESDE O ÂMBITO NACIONAL AO UNIVERSAL, UMA VEZ QUE A OBRA DIALOGA COM TEXTOS LITERÁRIOS CLÁSSICOS UNIVERSAIS. ENTENDEMOS QUE O FENÔMENO DA INTERTEXTUALIDADE NÃO DEVE SER NEGLIGENCIADO NO ATO DA LEITURA, SOBRETUDO NO CONTEXTO ESCOLAR, UMA VEZ QUE UM LEITOR PROFICIENTE É AQUELE QUE RECUPERA/ CONSTRÓI DIVERSOS SENTIDOS QUE O TEXTO LHE PROPORCIONA. PORTANTO, O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA PRECISA ESTAR ATENTO À TESSITURAS TEXTUAIS QUE REMETEM A PADRÕES CULTURAIS DIVERSOS E QUE LEVAM O LEITOR A PERCEBER A SI MESMO E A SUA CULTURA EM RELAÇÃO A OUTROS ELEMENTOS CULTURAIS DIVERSOS. NESTA EMPREITADA, PARTIMOS DO PRINCÍPIO DIALÓGICO DE BAKTIM (2003), SEGUNDO O QUAL, O LEITOR NÃO APENAS CONSTRÓI SENTIDOS NO ATO DA LEITURA, MAS TAMBÉM É CONSTRUÍDO POR ELES. ASSIM, PARA MELHOR SE ENTENDER E RECUPERAR AS INTERTEXTUALIDADES SUGERIDAS PELO AUTOR DA OBRA EM APREÇO É FUNDAMENTAL QUE SE PROMOVA UMA LEITURA QUE CONTEMPLE OS DIÁLOGOS MULTICULTURAIS POR ELA ENSEJADOS. PARA TANTO, UTILIZAMOS O SUPORTE TEÓRICO DE KOCH (2000) E CARVALHAL (1992), DENTRE OUTROS, QUE NOS REMETEM À IMPORTÂNCIA DO LEITOR ASSUMIR UMA POSTURA ATIVA DIANTE DOS TEXTOS LIDOS, RECUPERANDO MARCAS PRESENTES DE OUTROS TEXTOS, MAS TAMBÉM RESSIGNIFICANDO-AS E CRIANDO NOVOS SENTIDOS NA INTERAÇÃO COM ASPECTOS PRÓPRIOS DE SUA CULTURA.