ESTA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, TEM POR OBJETIVOS TECER ALGUMAS ANÁLISES SOBRE O ENSINO DO RELEVO NOS ANOS INICIAIS E REFLETIR SOBRE O USO DA MAQUETE COMO MATERIAL DIDÁTICO. O RELEVO É UM CONTEÚDO ABORDADO PELA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SEU ESTUDO TEM INÍCIO NOS ANOS INICIAIS, OS MAPAS QUE REPRESENTAM AS DIFERENTES ALTITUDES DO RELEVO SÃO BASTANTE COMUNS NOS LIVROS DIDÁTICOS A PARTIR DO 4º ANO. COM A APROVAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, EM 2017, OS CONTEÚDOS CARTOGRÁFICOS GANHARAM UM ESPAÇO MAIOR NO CURRÍCULO. TAL ALTERAÇÃO TEM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DAQUELES QUE VÃO ATUAR NESSA ETAPA DA ESCOLARIDADE. ALÉM DO DOMÍNIO DE CONTEÚDO, É NECESSÁRIO O CONHECIMENTO METODOLÓGICO E O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS, POIS AS AUXILIAM NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS ABSTRATOS. OS MAPAS QUE REPRESENTAM O RELEVO, EM TERMOS DE ALTITUDE, PODEM SER COMPLEXOS PARA ENTENDIMENTO DAS CRIANÇAS. A PARTIR DESSA LÓGICA, A CONSTRUÇÃO DA MAQUETE PROPOSTA NESTE ARTIGO, PODE AUXILIAR OS ESTUDANTES A TORNAR OS CONCEITOS QUE ENVOLVEM OS MAPAS ALTIMÉTRICOS E O RELEVO, MAIS COMPREENSÍVEIS.