ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA REALIZADA EM TRÊS COLÉGIOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE LAGARTO/SE, COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR QUAIS ERAM AS FERRAMENTAS AVALIATIVAS QUE OS DOCENTES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA UTILIZAVAM E COMO ERAM APLICADAS, POIS PARA QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SEJA SATISFATÓRIA O DOCENTE DEVE MANTER UM BOM RELACIONAMENTO COM OS EDUCANDOS PARA ASSIM, TER POSSIBILIDADES DE DIAGNOSTICAR AS DIFICULDADES QUE CADA UM POSSUI E PROPOR UM NOVO MÉTODO PARA EXPLANAÇÃO DOS CONTEÚDOS, SIMPLIFICANDO A ABSORÇÃO E COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS ABORDADOS, NO ENTANTO, É VÁLIDO RESSALTAR QUE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DEVE SER CONTÍNUO E NÃO SOMENTE AO FIM CADA UNIDADE. COM BASE NO EXPOSTO, FOI REALIZADA A OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE TRÊS PROFESSORES NO PERÍODO APROXIMADAMENTE UM MÊS E AQUI É EXPOSTO A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS.