Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 206
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ALIADO AO ENSINO

Palavra-chaves: ENSINO., RECURSO DIDÁTICO., METODOLOGIAS ALTERNATIVAS., , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

QUANDO SE TRATA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, IDEALIZA-SE AULAS ONDE O ALUNO É UM SER ATIVO NO PROCESSO, EM QUE O PROFESSOR É O MEDIADOR DA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO DO CONTEÚDO EM SALA DE AULA, UTILIZA-SE DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O APRENDIZADO E AVALIA-SE DE FORMA A ANALISAR AS ATITUDES, PROCEDIMENTOS E COMPETÊNCIAS ADQUIRIDOS. O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS SURGE COMO ALIADOS AO ENSINO, UTILIZADOS NO AUXÍLIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO PROPOSTO PARA SER DESENVOLVIDO PELO PROFESSOR A SEUS ALUNOS. COM O OBJETIVO DE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA BASEADO EM PUBLICAÇÕES ACERCA DO TEMA. COM A OBSERVAÇÃO DOS DADOS, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS SÃO EFICAZES QUANDO AVALIADO PELO PROFESSOR ANTES DA SUA UTILIZAÇÃO, UMA VEZ QUE ESTE PODE CONFUNDIR A CABEÇA DO ALUNO QUANDO O PROFESSOR NÃO POSSUIR O DOMÍNIO DA METODOLOGIA APLICADA E DO APORTE TEÓRICO DO ASSUNTO, ONDE O RECURSO DIDÁTICO, POR SI SÓ, NÃO TRANSMITE O CONHECIMENTO E NÃO GARANTE O ENTENDIMENTO POR PARTE DO ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.