Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE INDICADORES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES MATRICULADOS EM PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO IFCE

Palavra-chaves: PROGRAMA JOVEM APRENDIZ, LEI DA APRENDIZAGEM, TRABALHO, EDUCAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA UMA ANÁLISE DE INDICADORES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES DO IFCE CAMPUS AVANÇADO PECÉM, COM ÊNFASE NAQUELES QUE PARTICIPARAM DE PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL (PROGRAMA JOVEM APRENDIZ, OU PJA). TAMBÉM SERÃO APRESENTADOS ASPECTOS GERAIS ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA, EM ESPECIAL NO ÂMBITO DOS CURSOS TÉCNICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, BEM COMO UMA BREVE REVISÃO SOBRE ALGUNS ASPECTOS LEGAIS QUE FUNDAMENTAM A APLICAÇÃO DO PROGRAMA NESTAS INSTITUIÇÕES. OS INDICADORES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO FORAM AVALIADOS POR MEIO DE UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO APLICADO A INGRESSANTES DE DOIS CURSOS TÉCNICOS DO CAMPUS, E OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A IMPLEMENTAÇÃO DESTE TIPO DE PROGRAMA SE APRESENTA COMO UM INSTRUMENTO RELEVANTE PARA A MELHORIA DOS INDICADORES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO EM CURSOS TÉCNICOS, ESPECIALMENTE QUANDO A PRÓPRIA INSTITUIÇÃO POSICIONA-SE COMO A INSTITUIÇÃO FORMADORA DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM.

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