ESTE ESTUDO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB, SOBRE A PSICOGÊNESE DA ESCRITA, COM O OBJETIVO DE ELUCIDAR EM QUAIS NÍVEIS DA ESCRITA SE ENCONTRAVAM OS ESTUDANTES, A PESQUISA FOI REALIZADA SOBRE O ÂMBITO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, OFERTADA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. A AVALIAÇÃO FOI ELABORADA TEORICAMENTE A PARTIR DOS ESTUDOS DE ESTER PILAR GROSSI, CUJO ÊNFASE ESTÁ NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA DAS CRIANÇAS. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE UM DITADO PROPOSTO A TURMA NO PERÍODO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO. FORAM OBTIDOS COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A PREDOMINÂNCIA DA TURMA EM QUESTÃO NO NÍVEL ALFABÉTICO.