Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69274
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1023
    "inscrito_id" => 6082
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "EM TEMPOS DE PANDEMIA UM NOVO CONTEXTO EST? POSTO DIANTE DA REALIDADE ESCOLAR, OS ALUNOS E PROFESSORES CADA VEZ MAIS DISTANTES FISICAMENTE E CONECTADOS POR MEIO DE UM ?NICO RECURSO POSS?VEL, A TECNOLOGIA. SENDO ASSIM, FAZ-SE NECESS?RIO, DIANTE DO CEN?RIO ATUAL, DISCUTIR A RELA??O DE INTERA??O ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO FRENTE ? PANDEMIA E O IMPACTO QUE TEM CAUSADO NAS RELA??ES SOCIOAFETIVAS E NO DESENVOLVIMENTO DA CRIAN?A DE UMA FORMA GLOBAL. PORTANTO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PERCEP??O DOS PROFESSORES DA EDUCA??O INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS, FRENTE AO CONTEXTO ISOLAMENTO SOCIAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, SENDO ANALISADOS DADOS DA LITERATURA REFERENTE A PROBLEM?TICA E APLICADO UM QUESTION?RIO COM PROFESSORES DA EDUCA??O INFANTIL E S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DURANTE A PESQUISA FOI OBSERVADO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES (81,6%) PERMANECEM MINISTRANDO AULAS DE MANEIRA REMOTA OU ENVIANDO MATERIAL PARA SEUS ALUNOS. NO ENTANTO, OBSERVOU-SE QUE A MAIOR PARTE DOS ALUNOS N?O T?M ACESSO AOS RECURSOS TECNOL?GICOS OU N?O T?M O APOIO DOS PAIS DURANTE ESSE PROCESSO. TAIS CONDI??ES EVIDENCIOU A NECESSIDADE SOBRE O DEBATE QUANTO A UTILIZA??O DESSAS FERRAMENTAS, DA ASSIST?NCIA DADA AO ALUNO. ASSIM, FAZ-SE NECESS?RIO REPENSAR E DISCUTIR, BASEADO NESSA PERSPECTIVA, A INFLU?NCIA DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FOMENTAR NOVOS PAR?METROS QUE VIABILIZEM O ACESSO A ESSES RECURSOS E OS ADAPTEM A REALIDADE DA CRIAN?A."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6082_31082020191821.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA THAYNÁ DA SILVA DINIZ "
    "autor_nome_curto" => "LARA THAYNÁ "
    "autor_email" => "larinha.thayna@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69274
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1023
    "inscrito_id" => 6082
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "EM TEMPOS DE PANDEMIA UM NOVO CONTEXTO EST? POSTO DIANTE DA REALIDADE ESCOLAR, OS ALUNOS E PROFESSORES CADA VEZ MAIS DISTANTES FISICAMENTE E CONECTADOS POR MEIO DE UM ?NICO RECURSO POSS?VEL, A TECNOLOGIA. SENDO ASSIM, FAZ-SE NECESS?RIO, DIANTE DO CEN?RIO ATUAL, DISCUTIR A RELA??O DE INTERA??O ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO FRENTE ? PANDEMIA E O IMPACTO QUE TEM CAUSADO NAS RELA??ES SOCIOAFETIVAS E NO DESENVOLVIMENTO DA CRIAN?A DE UMA FORMA GLOBAL. PORTANTO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PERCEP??O DOS PROFESSORES DA EDUCA??O INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS, FRENTE AO CONTEXTO ISOLAMENTO SOCIAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, SENDO ANALISADOS DADOS DA LITERATURA REFERENTE A PROBLEM?TICA E APLICADO UM QUESTION?RIO COM PROFESSORES DA EDUCA??O INFANTIL E S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DURANTE A PESQUISA FOI OBSERVADO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES (81,6%) PERMANECEM MINISTRANDO AULAS DE MANEIRA REMOTA OU ENVIANDO MATERIAL PARA SEUS ALUNOS. NO ENTANTO, OBSERVOU-SE QUE A MAIOR PARTE DOS ALUNOS N?O T?M ACESSO AOS RECURSOS TECNOL?GICOS OU N?O T?M O APOIO DOS PAIS DURANTE ESSE PROCESSO. TAIS CONDI??ES EVIDENCIOU A NECESSIDADE SOBRE O DEBATE QUANTO A UTILIZA??O DESSAS FERRAMENTAS, DA ASSIST?NCIA DADA AO ALUNO. ASSIM, FAZ-SE NECESS?RIO REPENSAR E DISCUTIR, BASEADO NESSA PERSPECTIVA, A INFLU?NCIA DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FOMENTAR NOVOS PAR?METROS QUE VIABILIZEM O ACESSO A ESSES RECURSOS E OS ADAPTEM A REALIDADE DA CRIAN?A."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6082_31082020191821.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA THAYNÁ DA SILVA DINIZ "
    "autor_nome_curto" => "LARA THAYNÁ "
    "autor_email" => "larinha.thayna@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

EM TEMPOS DE PANDEMIA UM NOVO CONTEXTO EST? POSTO DIANTE DA REALIDADE ESCOLAR, OS ALUNOS E PROFESSORES CADA VEZ MAIS DISTANTES FISICAMENTE E CONECTADOS POR MEIO DE UM ?NICO RECURSO POSS?VEL, A TECNOLOGIA. SENDO ASSIM, FAZ-SE NECESS?RIO, DIANTE DO CEN?RIO ATUAL, DISCUTIR A RELA??O DE INTERA??O ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO FRENTE ? PANDEMIA E O IMPACTO QUE TEM CAUSADO NAS RELA??ES SOCIOAFETIVAS E NO DESENVOLVIMENTO DA CRIAN?A DE UMA FORMA GLOBAL. PORTANTO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PERCEP??O DOS PROFESSORES DA EDUCA??O INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS, FRENTE AO CONTEXTO ISOLAMENTO SOCIAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, SENDO ANALISADOS DADOS DA LITERATURA REFERENTE A PROBLEM?TICA E APLICADO UM QUESTION?RIO COM PROFESSORES DA EDUCA??O INFANTIL E S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DURANTE A PESQUISA FOI OBSERVADO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES (81,6%) PERMANECEM MINISTRANDO AULAS DE MANEIRA REMOTA OU ENVIANDO MATERIAL PARA SEUS ALUNOS. NO ENTANTO, OBSERVOU-SE QUE A MAIOR PARTE DOS ALUNOS N?O T?M ACESSO AOS RECURSOS TECNOL?GICOS OU N?O T?M O APOIO DOS PAIS DURANTE ESSE PROCESSO. TAIS CONDI??ES EVIDENCIOU A NECESSIDADE SOBRE O DEBATE QUANTO A UTILIZA??O DESSAS FERRAMENTAS, DA ASSIST?NCIA DADA AO ALUNO. ASSIM, FAZ-SE NECESS?RIO REPENSAR E DISCUTIR, BASEADO NESSA PERSPECTIVA, A INFLU?NCIA DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FOMENTAR NOVOS PAR?METROS QUE VIABILIZEM O ACESSO A ESSES RECURSOS E OS ADAPTEM A REALIDADE DA CRIAN?A.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.