Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SIGNIFICADO PEDAGÓGICO DA CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO SYNAPSE

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, PROJETO SYNAPSE, ENSINO FUNDAMENTAL, , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR E ANALISAR AS ESTRATÉGIAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO SYNAPSE, CUJA FINALIDADE É A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO E APRENDIZADO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. A CONTEXTUALIZAÇÃO ENQUANTO UM PRINCÍPIO NO PROCESSO PEDAGÓGICO PROPÕE O USO DE TEMAS FAMILIARES AOS ALUNOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO, AMPLIAÇÃO E APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS (ESCOLARES E EXTRAESCOLARES). PARA ALCANÇAR O OBJETIVO PROPOSTO FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE ANÁLISE FORAM ADQUIRIDAS EM DOCUMENTOS QUE COMPÕEM OS RECURSOS EDUCACIONAIS DO PROJETO, O CADERNO PEDAGÓGICO E O PLANO DE AULA SYNAPSE. COMO RESULTADO, OBSERVOU-SE QUE A NOÇÃO DE CONTEXTUALIZAÇÃO QUE FUNDAMENTA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESTÁ VINCULADA AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DAS CRIANÇAS, OS QUAIS ESTARIAM ASSOCIADOS AS SUAS INTERAÇÕES IMEDIATAS – O TIO PESCADOR, O RIO SÃO FRANCISCO, DENTRE OUTROS.

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