O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR UM PANORAMA DA EXPANSÃO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DE 2010 A 2018, ANALISANDO AS PARTICULARIDADES DAS REGIÕES GEOGRÁFICAS, E CONSIDERANDO SUA CATEGORIA ADMINISTRATIVA E LOCALIZAÇÃO. PARA TANTO, FOI REALIZADA PESQUISA DOCUMENTAL, COM BASE EM DADOS DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PERÍODO DE 2010 A 2018, DISPONIBILIZADAS PELO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS “ANÍSIO TEIXEIRA”, E TAMBÉM EM LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL. ALÉM DISSO, FOI FEITA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA EM AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. COMO RESULTADO, OBSERVOU-SE QUE O NÚMERO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADAS FOI CONSIDERAVELMENTE SUPERIOR AO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS; E QUE A MAIOR PARTE DAS INSTITUIÇÕES SE CONCENTRA NO INTERIOR DO PAÍS. ALÉM DISSO, CONSIDERANDO AS ESPECIFICIDADES DAS REGIÕES GEOGRÁFICAS, CONSTATOU-SE QUE O MAIOR CRESCIMENTO SE DEU NO NORDESTE E O MENOR NO SUDESTE; DAS INSTITUIÇÕES LOCALIZADAS NAS CAPITAIS O MAIOR CRESCIMENTO FOI REGISTRADO NO NORTE E O MENOR NO SUDESTE; E QUE DAS INSTITUIÇÕES SITUADAS NO INTERIOR DO PAÍS A MAIOR EXPANSÃO ACONTECEU NO NORDESTE E A MENOR NO SUDESTE. COM ISSO, DEPREENDE-SE QUE AS MAIORES TAXAS DE EXPANSÃO SE CONCENTRARAM NAS REGIÕES NORDESTE E NORTE, O QUE CONTRIBUIU PARA A INTERIORIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA OFERTA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL.