Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÃO DO 2º GRAU: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DOS GRÁFICOS

Palavra-chaves: FUNÇÃO QUADRÁTICA, GEOGEBRA, GRÁFICOS, OFICINA PEDAGÓGICA, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69561
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2078
    "inscrito_id" => 7449
    "titulo" => "SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÃO DO 2º GRAU: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DOS GRÁFICOS"
    "resumo" => "NOSSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA, QUANDO OS ALUNOS APRESENTARAM DIFICULDADES PARA ENTENDER OS CONCEITOS DEFUNÇÕES QUADRÁTICAS E RELACIONÁ-LOS AOS OBJETOS E EXPERIÊNCIA DO COTIDIANO. COM ISSO, E APÓS PERCEBER QUE COM A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA PODEMOS ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E VISUALIZAR AS VARIAÇÕES DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES, QUE SURGIU O INTUITO DESSA PESQUISA. DESTE MODO, NOSSO OBJETIVO É RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UMA OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE O ENSINO DE GRÁFICOS DE FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA. BUSCAMOS TAMBÉM, VERIFICAR E ANALISAR SE O GEOGEBRA AUXILIA NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E ELEMENTOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA. A PESQUISA É CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA E FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA OFICINA COM ALUNOS DO TERCEIRO SEMESTRE QUE CURSAVAM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS VII, POSTERIORMENTE, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM DUAS QUESTÕES ABERTA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM APÓS A EXPLANAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DE GRÁFICOS NO GEOGEBRA, QUE OS PARTICIPANTES CONSEGUIRAM UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS E DE SEUS ELEMENTOS. PORTANTO, ACREDITAMOS QUE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, ASSIM COMO, OFICINAS PEDAGÓGICAS E SOFTWARES PODEM AUXILIAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA, EM ESPECIAL NO ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FUNÇÃO QUADRÁTICA, GEOGEBRA, GRÁFICOS, OFICINA PEDAGÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID7449_25092020232130.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCINETE BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCINETE"
    "autor_email" => "lucineteanadete@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69561
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2078
    "inscrito_id" => 7449
    "titulo" => "SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÃO DO 2º GRAU: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DOS GRÁFICOS"
    "resumo" => "NOSSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA, QUANDO OS ALUNOS APRESENTARAM DIFICULDADES PARA ENTENDER OS CONCEITOS DEFUNÇÕES QUADRÁTICAS E RELACIONÁ-LOS AOS OBJETOS E EXPERIÊNCIA DO COTIDIANO. COM ISSO, E APÓS PERCEBER QUE COM A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA PODEMOS ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E VISUALIZAR AS VARIAÇÕES DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES, QUE SURGIU O INTUITO DESSA PESQUISA. DESTE MODO, NOSSO OBJETIVO É RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UMA OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE O ENSINO DE GRÁFICOS DE FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA. BUSCAMOS TAMBÉM, VERIFICAR E ANALISAR SE O GEOGEBRA AUXILIA NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E ELEMENTOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA. A PESQUISA É CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA E FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA OFICINA COM ALUNOS DO TERCEIRO SEMESTRE QUE CURSAVAM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS VII, POSTERIORMENTE, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM DUAS QUESTÕES ABERTA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM APÓS A EXPLANAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DE GRÁFICOS NO GEOGEBRA, QUE OS PARTICIPANTES CONSEGUIRAM UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS E DE SEUS ELEMENTOS. PORTANTO, ACREDITAMOS QUE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, ASSIM COMO, OFICINAS PEDAGÓGICAS E SOFTWARES PODEM AUXILIAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA, EM ESPECIAL NO ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FUNÇÃO QUADRÁTICA, GEOGEBRA, GRÁFICOS, OFICINA PEDAGÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID7449_25092020232130.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCINETE BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCINETE"
    "autor_email" => "lucineteanadete@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NOSSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA, QUANDO OS ALUNOS APRESENTARAM DIFICULDADES PARA ENTENDER OS CONCEITOS DEFUNÇÕES QUADRÁTICAS E RELACIONÁ-LOS AOS OBJETOS E EXPERIÊNCIA DO COTIDIANO. COM ISSO, E APÓS PERCEBER QUE COM A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA PODEMOS ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E VISUALIZAR AS VARIAÇÕES DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES, QUE SURGIU O INTUITO DESSA PESQUISA. DESTE MODO, NOSSO OBJETIVO É RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UMA OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE O ENSINO DE GRÁFICOS DE FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA. BUSCAMOS TAMBÉM, VERIFICAR E ANALISAR SE O GEOGEBRA AUXILIA NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E ELEMENTOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA. A PESQUISA É CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA E FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA OFICINA COM ALUNOS DO TERCEIRO SEMESTRE QUE CURSAVAM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS VII, POSTERIORMENTE, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM DUAS QUESTÕES ABERTA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM APÓS A EXPLANAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DE GRÁFICOS NO GEOGEBRA, QUE OS PARTICIPANTES CONSEGUIRAM UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS E DE SEUS ELEMENTOS. PORTANTO, ACREDITAMOS QUE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, ASSIM COMO, OFICINAS PEDAGÓGICAS E SOFTWARES PODEM AUXILIAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA, EM ESPECIAL NO ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.