O MÉTODO PBL- PROBLEM BASIC LEARNING APRESENTA UMA ESTRUTURA DINÂMICA E SISTÊMICA DO PROJETO DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL. OBJETIVOU-SE COM ESTE ESTUDO, APRESENTAR O CONCEITO, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA PBL-PROBLEM BASIC LEARN NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA GRANDE ÁREA DE HUMANAS ESPECIFICAMENTE, ENQUANTO MÉTODO SUFICIENTE AO PROCESSO DE ENSINO E AQUISIÇÃO DE CONCEITOS. PROBLEMATIZOU-SE COM O ESTUDO A SUFICIÊNCIA E INSUFICIÊNCIA DO MÉTODO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA. O ESTUDO FOI DO TIPO PESQUISA-AÇÃO E QUALITATIVA COMPREENDEU DUAS IMPORTANTES ETAPAS PROCEDIMENTAIS: A AÇÃO DIAGNÓSTICA E A AÇÃO INTERVENTIVA. O LÓCUS FOI A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, COM PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. OBTEVE-SE COMO RESULTADOS: NA ETAPA DIAGNÓSTICA FORAM OBSERVADAS DIFICULDADES EM PRODUÇÃO PESSOAL, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO E ESTRUTURA DE TEXTOS ACADÊMICOS; NA ETAPA INTERVENTIVA, OBTIVERAM-SE MELHORAS NAS HABILIDADES QUE ENVOLVE AS CATEGORIAS OBJETIVAS, PERMANECENDO DIFICULDADES NAS HABILIDADES SUBJETIVAS E INTERSUBJETIVAS. OS RESULTADOS DA PESQUISA REFORÇAM A VALIDADE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO PBL - PROBLEM BASIC LEARNING COMO METODOLOGIA EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, LEVANDO-NOS AINDA A REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO APRIMORAMENTO E EXPERTISE DO PROFISSIONAL QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO E A DIMENSÃO AFETIVA QUE ENVOLVE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E QUE COMPREENDE A MOTIVAÇÃO EPISTÊMICA. NO QUE SE REFERE AOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS QUE EMBASAM O MÉTODO PBL, DESTACARAM-SE AUTORES COMO PIAGET (1973; 1982), FREUD (1982 A /1982 B), FLAVEL (1999), AUSUBEL (2003), VYGOTSKY (1991/2001), FREIRE (SUPRACITADO) E BRUNER (1998/2001). SOBRE O MÉTODO, RIBEIRO (2010), SANDHOLTZ; RINGSTAFF; DWYER, (1997) E MUNHOZ (2015).