ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DESCREVER PARTE DE UM PLANO DE ENSINO DESENVOLVIDO PARA O PROGRAMA INTERNACIONAL DE CAPACITAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS, OFERTADO PELAS UNIVERSIDADES INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DE FAFE (IESF) DE PORTUGAL E UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESPPA) PARA ALUNOS DE MESTRADO DESSAS INSTITUIÇÕES. A PROPOSTA FOI PENSADA PARA SER DESENVOLVIDA JUNTO A GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA CIDADE DE MARABÁ – PARÁ, CUJO OBJETIVO FOI PROPOR SITUAÇÕES EM QUE OS GRADUANDOS DESSE CURSO PUDESSEM VIVENCIAR E REFLETIR SOBRE A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, EM SITUAÇÕES APRESENTANDO OS DIVERSOS TIPOS DE PROBLEMAS E AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO ALTERNATIVA PARA UM ENSINO SIGNIFICATIVO. FORAM PLANEJADAS ATIVIDADES ANCORADAS NA METODOLOGIA ATIVA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (APB), E EM TRABALHO EM GRUPO, POIS ACREDITAMOS QUE OS FUTUROS PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO DEVEM TER CONTATO DESDE SUA FORMAÇÃO INICIAL COM FORMAS DE ENSINAR QUE COLOQUEM O ALUNO COMO PROTAGONISTA DE SUA APRENDIZAGEM.