ESTE ESTUDO SISTEMÁTICO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTAR SEMPRE EM CONSTANTE PROCESSO DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO, BEM COMO DESTACAR E APONTAR A NECESSIDADE DA ARTICULAÇÃO ENTRE O EDUCAR E O CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO. A JUSTIFICATIVA DESTE ESTUDO ENVOLVE AS DIMENSÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICA, PESSOAL, PEDAGÓGICA E SOCIAL. O PRESENTE ESTUDO É DE NATUREZA TEÓRICA E PAUTA-SE POR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM QUE PRETENDEU-SE BASEAR EM AUTORES QUE PROBLEMATIZAM E DISCUTEM O ASSUNTO EM PAUTA. E, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ENVOLVERAM LEITURAS E ESTUDOS DE TEXTOS SOBRE TAIS TEMÁTICAS. O TEXTO APRESENTA UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA QUE DEFENDE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE É MUITO IMPORTANTE DE MODO QUE ARTICULE A TEORIA COM A PRÁTICA CONDUZINDO ASSIM, O DOCENTE A UMA REFLEXÃO NA PRÁTICA E SOBRE A PRÁTICA PARA QUE OCORRA A TRANSFORMAÇÃO PROFISSIONAL E DO ESCOLAR. COMO RESULTADOS FORAM OPORTUNIZADAS DISCUSSÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO DOCENTE ESPERANDO CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA AS REFLEXÕES DESTA FORMAÇÃO. CONCLUIU-SE QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR SE DÁ DE FORMA CONTÍNUA E CONSTANTE.