ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO REFLETIR A INFLUÊNCIA DA SUPERVISÃO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DE ENSINO E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. A PROPOSTA APRESENTADA BUSCA VERIFICAR COMO OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA SUPERVISÃO ESCOLAR PODEM AUXILIAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, MELHORANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BEM COMO, O CONVÍVIO ESCOLAR. NA OPORTUNIDADE SERÁ MENCIONADO COMO O SUPORTE DESTE PROFISSIONAL PODE SER O DIFERENCIAL NAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS. O ESTUDO FOI NORTEADO EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE DIVERSOS ESTUDOS REALIZADOS PAUTADOS NA COOPERAÇÃO ENTRE O SUPERVISOR PEDAGÓGICO E O PROFESSOR, NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. TAMBÉM FORAM IDENTIFICADAS AS ATRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR; A RELAÇÃO COM O CORPO DOCENTE E OS POSSÍVEIS PROGRAMAS EXISTENTES QUE FACILITEM A INCLUSÃO. POR FIM, DEMONSTROU-SE A INFLUÊNCIA DO SUPERVISOR NA CORRETA CONDUÇÃO DOS PROGRAMAS E MEDIDAS QUE FACILITAM O CONVÍVIO E O DESENVOLVIMENTO PSICOPEDAGÓGICO DE CRIANÇAS ESPECIAIS.