O JOGO SEMPRE ESTÁ PRESENTE NA SOCIEDADE, SENDO QUEM JOGA ADULTO, CRIANÇA OU ATÉ MESMO ADOLESCENTE, COM O OBJETIVO DE SE DIVERTIR, É A FUNÇÃO LÚDICA DO JOGO, PORÉM NEM SEMPRE O JOGO PODE SER UTILIZADO APENAS COM ESTE OBJETIVO. O JOGO É UM TIPO DE ATIVIDADE LÚDICA, QUE POSSUI DUAS FUNÇÕES: A LÚDICA E A EDUCATIVA, QUE DEVEM ESTAR EM EQUILÍBRIO ESTA PESQUISA FOI REALIZADA NA EREM LEOBALDO SOARES SITUADA NO MUNICÍPIO DE BARRA DE GUABIRABA – PE, COM OS ESTUDANTES DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO. ESTA AÇÃO FOI DESENVOLVIDA PELAS BOLSISTAS DO PROGRAMA INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES PARA AS LICENCIATURAS - PDVL, ARTICULADO AO GRUPO DE TRABALHO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, O JOGO SEGUIU AS ETAPAS DO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA QUE SÃO: ANTECIPAÇÃO, INVESTIMENTO, ENCONTRO, CONFIRMAÇÃO E DESCONFIRMAÇÃO E REVISÃO CONSTRUTIVA. É CERTO QUE OS JOGOS DIDÁTICOS APROXIMAM A QUÍMICA DOS ESTUDANTES, POR TER UM CARÁTER MAIS DINÂMICO, E EXIGIR UMA PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA DOS ESTUDANTES TORNANDO O ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO.