O USO DE BIBLIOTECAS É PRIMORDIAL NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE TODOS OS NÍVEIS, DADO O ACESSO A TÍTULOS VARIADOS NA FORMA DE LIVROS, PERIÓDICOS ASSINADOS, REVISTAS, ALÉM DE ACERVO MULTIMÍDIA, QUE NÃO SE PODERIA ADQUIRIR COM TANTA VARIEDADE INDIVIDUALMENTE. MAS PARA QUE ESTUDANTES QUE POSSUEM ALGUMA NECESSIDADE ESPECIAL FAÇAM USO DO ACERVO E SERVIÇOS DE UMA BIBLIOTECA É NECESSÁRIO A GARANTIA DE CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE, O QUE PODE SER OBTIDO POR MEIO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. UTILIZANDO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ESTE ARTIGO DISCUTE COMO A AVALIAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES, REALIZADA POR MEIO DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) PODE CONTRIBUIR PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E PARA A DISPONIBILIZAÇÃO DE RECURSOS INOVADORES EM BIBLIOTECAS. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE HÁ UMA DIVERSIDADE DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS QUE PODEM SER IMPLEMENTADAS EM BIBLIOTECAS, QUE TEM SUA ADOÇÃO ESTIMULADA NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PELO PRÓPRIO SINAES, TENDO EM VISTA QUE O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS UTILIZA AS QUESTÕES DE ACESSIBILIDADE COMO UM DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO.