Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR: IDENTIDADE E SABERES DOCENTES QUE PERMEIAM A ATIVIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, IDENTIDADE DOCENTE, SABERES DOCENTES, ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A FINALIDADE DO TRABALHO É DESVELAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR EM RELAÇÃO À IDENTIDADE E SABERES DOCENTE. A ABORDAGEM DA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO E, A FIM DE COMPREENDER COMO OS CONCEITOS DE IDENTIDADE E SABERES DOCENTES SÃO VISTOS PELOS AUTORES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, UTILIZOU-SE DE REVISÃO TEÓRICA-BIBLIOGRÁFICA. PARA TAL, BASEOU-SE EM PIMENTA (1996), SANTOS E SILVA (2015) E TARDIF (2014). EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, O TRABALHO TEM BASE TEÓRICA EM FREITAS E MONTEIRO (2016), NOGUEIRA E NOGUEIRA (2014), SIEMS (2008) E SAVIANI (2012). A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE FORMULÁRIOS. O QUESTIONÁRIO FOI PROPOSTO AOS DOCENTES QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DE UM GRUPO DO FACEBOOK. MEDIANTE AS RESPOSTAS DOS DOCENTES E COM RESPALDO DO REFERENCIAL TEÓRICO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS VIVÊNCIAS EDUCACIONAIS, HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O TRABALHO COM O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA, DIFICULDADES E O QUE ELES COMPREENDEM POR IDENTIDADE E SABERES DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.