O TRABALHO SURGIU A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES FEITAS NO ESTÁGIO DE GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES ESCOLARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS BELÉM. O ESTÁGIO OCORREU EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS E TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR ENQUANTO MEDIADOR DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA E OCORREU O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM FONTES VIRTUAIS E FÍSICAS DE AUTORES COMO YVES DE LA TAILLE (2005), HELOÍSA LüCK (2009), ÁLVARO CHRISPINO (2007), ENTRE OUTROS. ASSIM COMO, A ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE AMBAS AS ESCOLAS E O PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO DA “ESCOLA A”. ALÉM DISSO, TAMBÉM HOUVE A APLICAÇÃO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM DUAS GESTORAS DAS RESPECTIVAS ESCOLAS. NO DECORRER DA PESQUISA VERIFICOU-SE QUE PODEM SER ADOTADOS ALGUNS CAMINHOS PARA UMA MEDIAÇÃO COM RESULTADOS POSITIVOS, LEVANDO A CONCLUSÃO DE QUE SE FAZ NECESSÁRIO À CONTRIBUIÇÃO DE TODOS PARA UM AMBIENTE MAIS PACÍFICO DENTRO DA ESCOLA E QUE O GESTOR ENQUANTO MEDIADOR PRECISA BUSCAR INTERNALIZAR NOS ALUNOS, RESPONSÁVEIS E DEMAIS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, PRINCÍPIOS DE MORAL E ÉTICA, ALÉM DE TER O DIÁLOGO COMO PRINCIPAL SOLUÇÃO PARA MEDIAR TAIS CONFLITOS.