OS NÚMEROS DA EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL MOSTRAM QUE A TODO ANO MILHARES DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS DEIXAM AS SALAS DE AULAS PELOS MAIS DIVERSOS MOTIVOS. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE REFLETIR SOBRE A EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL II “PRESIDENTE VARGAS”, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ - PB, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II (6º, 7º, 8º, 9º ANOS) TENDO COMO ESPAÇO TEMPORAL OS SEMESTRES DOS ANOS 2017.1, 2018.2 E 2019.1. OBJETIVANDO IDENTIFICAR AS DIFERENTES VISÕES QUE PROFESSORES E ALUNOS POSSUEM ACERCA DA REFERIDA TEMÁTICA, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO PARA ENTREVISTAS COM OS SUJEITOS, PESQUISAS IN LOCO, PESQUISAS DOCUMENTAIS, DENTRE OUTROS PROCESSOS METODOLÓGICOS PARA A EFETIVA REALIZAÇÃO DA PRESENTE PESQUISA. PARTIU-SE DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS AS VISÕES QUE OS PROFESSORES E ALUNOS TÊM ACERCA DA SIGNIFICATIVA EVASÃO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL “PRESIDENTE VARGAS”? A PESQUISA ESTÁ EMBASADA NOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR CAVALCANTE (2005), FREIRE (1996), LIBÂNEO (1994), OLIVEIRA (2004), DENTRE OUTROS PESQUISADORES. A ANÁLISE DEMONSTROU QUE, APESAR DO FENÔMENO PESQUISADO - EVASÃO ESCOLAR- SE APRESENTAR COMO UMA PROBLEMÁTICA A SER ENFRENTADA POR TODOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO, AINDA É ENCARADO COMO UMA QUESTÃO INDIVIDUAL DE CADA INDIVÍDUO; OU SEJA, OS DISCURSOS PROFERIDOS PELOS PROFESSORES, RESPONSABILIZAM NA MAIOR PARTE DAS VEZES, A FALTA DE INTERESSE E A REALIDADE DOS ALUNOS TRABALHADORES DA EJA.