ESTA COMUNICAÇÃO APRESENTA REFLEXÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE JORNAIS SERGIPANOS COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (9° ANO), VALORIZANDO-OS COMO POTENCIAL DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA, ESPECIALMENTE NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS E/OU OBJETOS DO CONHECIMENTO (BNCC, 2019), RELACIONADAS COM O PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL. O PERIÓDICO ESCOLHIDO FOI A GAZETA DE SERGIPE, JORNAL QUE TEVE GRANDE CIRCULAÇÃO NA CAPITAL NO PERÍODO ESTUDADO, ALÉM DE ESTAR DIGITALIZADO E DISPONIBILIZADO PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (SIBIUFS), ACESSÍVEL NO SEGUINTE ENDEREÇO: JORNAISDESERGIPE.UFS.BR/. O OBJETIVO DA PESQUISA É A PRODUÇÃO DE UM CADERNO DE ATIVIDADES, COM PROPOSTAS DE ROTEIROS E ATIVIDADES A SEREM EXPLORADAS E UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES COM A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR. COMO PROPOSTA METODOLÓGICA A PESQUISA ESTÁ DIVIDIDA NAS SEGUINTES ETAPAS: SELEÇÃO DO IMPRESSO; COLETA DE FONTES NOS JORNAIS SELECIONADOS; ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO; PRODUÇÃO ESCRITA E ELABORAÇÃO DO PRODUTO FINAL. DESTA FORMA, O TRABALHO TEM COMO MOTIVAÇÃO PENSAR EM PRÁTICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E PRODUZIR MATERIAL DIDÁTICO, PROPONDO O USO DE NOVAS ABORDAGENS E FONTES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. ESPERA-SE QUE, AO REALIZAREM AS ATIVIDADES, OS ESTUDANTES POSSAM DESCONSTRUIR A VISÃO IDEALIZADA DE QUE NO “TEMPO DA DITADURA ERA MELHOR”, IDENTIFICANDO AS GRAVES VIOLAÇÕES E OS CRIMES PRATICADOS CONTRA A HUMANIDADE ENTRE 1964 E 1985, COM A FINALIDADE DE VALORIZAR A IMPORTÂNCIA DA CIDADANIA, DA DEMOCRACIA, DOS DIREITOS HUMANOS.