O PRESENTE ESTUDO SURGE DO DESEJO DE RECONSTRUIR A TRAJETÓRIA DO MEU PROCESSO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA, COM INTUITO DE FOMENTAR E FORTALECER OS DEBATES EM TORNO DAS MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO PARA A PROFISSÃO DOCENTE. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É DE APRESENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE O MEU PROCESSO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA, MEUS PERCURSOS VIVIDOS/ASSUMIDOS, AS MINHAS EXPERIÊNCIAS, AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE TODO O MEU TRAJETO, POR MEIO DA EVOCAÇÃO DE MINHAS MEMÓRIAS. A QUESTÃO QUE NORTEOU ESTE ESTUDO FOI: COMO SE DEU MEU PROCESSO FORMATIVO NO CURSO DE PEDAGOGIA? REFLITO E QUESTIONO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO PARA MINHA FORMAÇÃO E MINHA PRÁTICA DOCENTE. ESTA INDAGAÇÃO FOI PRIMORDIAL, E PARA RESPONDÊ-LA UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA: UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, BIBLIOGRÁFICO E POR FIM A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA. RESPALDAMO-NOS TEORICAMENTE NOS AUTORES: MOITA (2000) E NÓVOA (2000), JOSSO (2004), TARDIF (1995), SOUZA (2011) E OUTROS OS QUAIS ENFATIZAM A IMPORTÂNCIA DAS MEMÓRIAS E DOS SABERES DOCENTES EXPERIENCIADOS. COMO RESULTADOS PERCEBI QUE O CURSO DE PEDAGOGIA FOI DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA MINHA FORMAÇÃO, ALÉM DE ME POSSIBILITAR REFLETIR SOBRE A MINHA PRÁTICA E POSSIBILITAR MUDANÇAS INOVADORAS DO MEU SABER-FAZER. CONSIDERA-SE RELEVANTE RECONSTRUIR AS MEMÓRIAS POSTO QUE, PODEMOS POR MEIO DAS EVOCAÇÕES DE NOSSAS LEMBRANÇAS CONTRIBUIR SUBSTANCIALMENTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, E SOBRETUDO, PARA REFLEXÕES EM TORNO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO VIVENCIADOS AO LONGO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL.