ESTE TEXTO APRESENTA ALGUNS ASPECTOS TEÓRICOS REFERENTES A UMA PESQUISA QUE AINDA SE ENCONTRA EM PROCESSO DE FEITURA, NO QUAL PARTE DE UM PROJETO DE MONOGRAFIA NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA. UMA PESQUISA QUE FUNDAMENTA-SE EM TORNO DE ASPECTOS FORMATIVOS DEMARCADORES DO INGRESSO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE PEDAGOGOS PROFESSORES INICIANTES NO OFÍCIO, E POSSUI COMO OBJETIVO: COMPREENDER OS ENCONTROS E DESENCONTROS ACERCA DA UNIDADE TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADOS PELOS PEDAGOGOS (AS) NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO CONSIDERAR QUE OS ASPECTOS RELACIONADOS A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PERPASSAM POR QUESTÕES ÉTICAS, INTELECTUAIS, AFETIVAS, POLÍTICAS E DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS. PARA A CONCRETIZAÇÃO DESSE ESTUDO FEZ-SE O USO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS POR MEIO VIRTUAL COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA, QUE POSSUEM DE 01 A 03 ANOS DE FORMAÇÃO. TAMBÉM ESTÁ SENDO REALIZADA A REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, BEM COMO A ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO LEGAL, A EXEMPLO, LEI DE DIRETRIZES E BASES- LDB, AS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA, O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO, DENTRE OUTROS. ACREDITA-SE QUE ESSA É UMA PESQUISA QUE DIANTE DOS RESULTADOS INICIAIS APONTA ENCAMINHAMENTOS REAIS E VIÁVEIS A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS PARA QUE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR POSSA (RE)PENSAR A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE PREPARANDO O SEU DISCENTE DE MANEIRA MAIS EFETIVA E SATISFATÓRIA PARA INICIAR E PERMANECER COMO DOCENTE COM MAIOR A SEGURANÇA NO SER PROFESSOR PEDAGOGO.