A EDUCAÇÃO POSSUI SUA GRATUIDADE GARANTIDA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, OS SEUS SEGMENTOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS MUNICÍPIOS E DOS ESTADOS. NA ESFERA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EXISTEM VÁRIOS PROBLEMAS QUE AFETAM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO. TEM-SE POR INTUITO DESTACAR OS PROBLEMAS INERENTES A PESSOA DO ALUNO, COMO FALTA DE MOTIVAÇÃO, FALTA DE CONCENTRAÇÃO, FALTA DE FEEDBACK POSITIVO, DENTRE OUTROS. DESDE MODO A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA ATENUAR ESSES PROBLEMAS VÊM SENDO UTILIZADAS, FAVORECENDO UMA MELHOR RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E MELHOR PROCESSO DE APRENDIZAGEM. O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO POR OBJETIVO ANALISAR, NA LITERATURA, O POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A PESQUISA É UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO.